Editora de histórias em quadrinhos inicia pré-venda na plataforma Catarse
A editora Ultimato do Bacon, especializada em histórias em quadrinhos, acaba de lançar na plataforma Catarse sua HQ Pulp bimestral chamada Escafrando que traz histórias fechadas, completas em cada edição e que mergulha em diferentes gêneros como terror, ficção científica, aventura e comédia.
Com 32 páginas, miolo em offset e capa cartão, a publicação traz em sua primeira edição a história “O Vampiro de Polidori“. Adaptada e ilustrada por Laudo Ferreira, um dos mais importantes quadrinistas brasileiro, a obra, originalmente de John William Polidori, conhecido por alguns como o criador do gênero vampiro de fantasia e ficção, foi uma das primeiras histórias de vampiros publicadas em inglês e é a primeira e mais importante aparição literária do escritor que hoje é extremamente comum no segmento.
Segundo o quadrinista brasileiro, o livro é basicamente uma narrativa escrita no início do século 19 e é carregada de uma dramaticidade para assustar e criar um clima de suspense e medo.
“É tudo narrado do ponto de vista do Polidori. Para adaptar esse conto para uma história em quadrinhos de 26 páginas você tem que criar a história do vampiro. E para não cair nessa armadilha de ter uma história totalmente narrada, criei uma outra narrativa em cima de diálogos e uma história para explicar determinadas cenas e sequências”, explica Ferreira.
Para o Editor da Ultimato do Bacon, Alexandre Baptista, o lançamento na plataforma Catarse significa valorizar e priorizar as pessoas que investirem apostando num formato de HQs com qualidade, porém, mais acessíveis. “Nosso intuito é retornar ao mercado um modelo tão querido para os amantes da leitura: as histórias em quadrinhos, com boa qualidade, leitura palatável e preço justo. E com o ciclo de histórias fechadas proporcionamos ao público um leque maior de obras e de autores, principalmente nacionais”, afirma ele.
A Escafandro conterá somente HQs fechadas para possibilitar que o leitor possa adquirir somente as histórias que interessem a ele a cada edição.
As próximas edições serão a adaptação de um clássico do humor negro de Oscar Wilde por Flavio Soares e duas grandes obras – um terror suspense internacional e um terror da Literatura Brasileira – em edições distintas, por Marcel Bartholo.
Os títulos em si e suas datas de lançamentos serão revelados nos próximos meses pela editora. Além desses autores, a Escafandro ainda terá edições por Luís Carlos Sousa (Lâmina Azulada), Rafael Dantas e Raulzito Peixoto (Mandacaru Vermelho); Will (Mil Léguas Transamazônicas, Demétrius Dante), artista também responsável pelo logotipo da revista e grandes autoras nacionais a serem reveladas em breve, dentro desse universo pulp.
A Ultimato do Bacon Editora foi idealizada em 2020, tendo sua inauguração oficial em 18 de janeiro de 2021. Na editora não é raro que os colunistas e colaboradores expressem a necessidade que todos sentem da valorização da produção nacional e no maior acesso aos materiais publicados como um todo.
Pensando nesse cenário e partindo da ideia de que quando se pretende ou quer algo o melhor é suprir essa necessidade por si mesmo, o grupo Ultimato do Bacon começou a imaginar como poderia participar mais efetivamente do mercado editorial, chegando à conclusão de que uma editora seria o melhor caminho para impulsionar e fomentar, nos próprios moldes, a produção nacional.
Para conferir todos os detalhes de “O Vampiro de Polidori” e apoiar essa iniciativa, visite a página do projeto no Catarse, clicando aqui.
Deixe uma resposta