Um dos Festivais mais importantes da Europa, e um dos mais importantes do mundo, o Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême (França) anualmente premia publicação em quadrinhos alternativas e em sua 45ª edição a categoria Publicações Alternativas (Prix de la BD Alternative 2018) tem três publicações brasileiras indicadas: Café Espacial #16, Amor em quadrinhos e Maria Magazine #9.
A Café Espacial é um projeto independente de arte e cultura criado em 2007 pelo editor Sergio Chaves e pela jornalista Lídia Basoli. A publicação, referência do gênero cultural no Brasil, já obteve sete premiações nacionais e seu projeto é caracterizado, acima de tudo, pelo pluralismo artístico e pela diversidade de tendências, que repercutem na sinergia editorial da revista de modo singular.
“Acredito que as indicações em Angoulême reforçam o reconhecimento da qualidade das publicações brasileiras, que tem sempre marcado presença ao longo dos anos no festival. Espero que destaques como esses representem um impulso para o surgimento de outras obras e que, principalmente, possam contribuir para a consolidação do nosso atual cenário editorial em um mercado atuante e profissional de verdade. Se considerarmos toda a efervescência de publicações no Brasil, estamos nesse caminho.”, diz Sergio para o Impulso HQ.
Com a proposta de formar novos públicos leitores sobre a cultura brasileira por meio da difusão de linguagens artísticas diversas, tais como histórias em quadrinhos, cinema, literatura, música, dentre outras, essa indicação é um grande incentivo para o projeto. “Acima de tudo, já é um grande conquista estar entre os indicados em um festival de enorme relevância como o de Angoulême. A Café Espacial é fruto de um grande trabalho e dedicação de equipe, e reconhecimentos como esse funcionam como um incentivo para continuarmos a apresentar uma publicação cada vez melhor”, finaliza Sergio.
O projeto Amor em Quadrinhos foi pensado para abraçar o movimento Eu sou do Amor, que tem como essência o estímulo às ações que neutralizem o medo e potencializem os verdadeiros valores humanos. Encabeçado por Milena Azevedo, a publicação traz poemas da jornalista e poeta Glácia Marillac adaptados para a arte sequencial somente com a narrativa visual, ou seja, as imagens narram uma história sem texto.
“Ter uma HQ independente ou um fanzine selecionado em Angoulême é algo mágico, pois se trata de um festival deveras importante na Europa e faz com que seu trabalho ganhe uma projeçãozinha internacional bacana. Imagina pra gente do Amor em Quadrinhos, cuja equipe é composta, em sua maioria, por artistas do Rio Grande do Norte? Mas eu tenho consciência do trabalho que fizemos, e sei que toda a equipe abraçou a mensagem de amor e paz da Glácia Marillac, e a fez ecoar mais longe. E é uma honra participar dessa seleção junto com o Henrique Magalhães e sua Maria Magazine, e com o pessoal da Café Espacial”, revela Milena Azevedo.
Já Maria Magazine #9 é uma revista paraibana de 36 páginas, lançada em agosto de 2017, pela editora Marca de Fantasia. A revista conta com participação de Henrique Magalhães e inclui uma homenagem a Cristovam Tadeu.
Com o propósito de fazer uma revista humorística, a publicação traz a lembrança de antigas e memoráveis revistas como Patota, Eureka, Grilo, O Bicho e Fradim, ou da mais recente Chiclete com Banana. A proposta é “inspirar os autores no melhor que o gênero já produziu no país e que, infelizmente, sumiu por completo das bancas”, de acordo com Magalhães.
As três publicações brasileiras estão concorrendo entre si e com mais outros 28 títulos independentes de vários países. O vencedor será anunciado na Cerimônia de Prêmios no sábado, 27 de janeiro.
Deixe uma resposta