Tintim erótico causa polêmica na Espanha
Visto no HQ Maniacs
O espanhol Antonio Altarriba decidiu homenagear o centenário de Hergé através de Tintim, o detetive dos quadrinhos criado pelo belga.
Para tanto, Altarriba publicou El Loto Rosa (O Lótus Rosa, referência a O Lótus Azul), que retrata Tintim mais maduro, dissoluto e mulherengo.
O álbum, publicado pela Edicions de Ponent, não agradou nem um pouco à família de Hergé, que declarou que a obra “pervertia em essência a personalidade” de Tintim.
Os advogados do espólio do autor tentaram vetar a distribuição do álbum na Espanha, retirando-o das livrarias.
Depois de alguma discussão legal, os advogados de ambas as partes firmaram um acordo pelo qual a Edicions de Ponent se compromete a não mais editar a obra, cuja tiragem inicial foi de 1.500 exemplares.
Em El Loto Rosa, Tintim completou trinta anos e começa a viver seus primeiros romances com mulheres. O Capitão Haddock se tornou definitivamente um alcoólatra e o Professor Girassol foi internado em um hospício.
O inseparável terrier branco, Milu, está morto, enquanto Tintim tenta recuperar sua carreira de repórter, trabalhando como fotógrafo de celebridades para um tablóide. Há cenas de sexo com teor explícito, embora não protagonizadas por Tintim.
Sobre a polêmica, Altarriba declarou: “Sou um escritor inteiramente avesso ao plágio, mas o uso de personalidades pré-existentes é comum. Usei vários personagens em minhas obras anteriores e nunca tive problemas. Mas depois disso, nunca mais escreverei sobre Tintim”.
Tintim foi criado pelo belga Hergé em 1929, se tornando um dos maiores clássicos dos quadrinhos no mundo todo, traduzido para vários idiomas.
Tintim, um jovem jornalista, sempre acompanhado pelo seu fiel e esperto cachorro Milu, envolve-se em várias aventuras, geralmente investigando algum crime ou conspiração. No Brasil, os álbuns do personagem são publicados pela Companhia das Letras.
Visto no HQ Maniacs
https://impulsohq.com/quadrinhos/tintim-erotico-causa-polemica-na-espanha/quadrinhosAntonio Altarriba,El Loto Rosa,Hergé,TintimVisto no HQ Maniacs O espanhol Antonio Altarriba decidiu homenagear o centenário de Hergé através de Tintim, o detetive dos quadrinhos criado pelo belga. Para tanto, Altarriba publicou El Loto Rosa (O Lótus Rosa, referência a O Lótus Azul), que retrata Tintim mais maduro, dissoluto e mulherengo. O álbum, publicado pela Edicions...Renato LebeauRenato Lebeau[email protected]AdministratorIdealizador do Impulso HQ e amante dos quadrinhos, é pós-graduado em design gráfico. Seu sobrenome é uma homenagem a um super-herói mutante dos quadrinhos. Autor da pesquisa "Duas Linguagens em um Mesmo Universo - Os Limites e Fronteiras entre Design Gráfico e História em Quadrinhos", procura desesperadamente ser um mutante para se multiplicar e participar de todos os eventos de quadrinhos que gostaria.Impulso HQ
Deixe uma resposta