O coletivo Açaí Pesado iniciou uma campanha no Catarse para a produção e impressão da terceira edição da HQ homônima organizada e produzida de maneira independente por artistas do Norte.
Revista irá reunir 24 quadrinhistas da região Norte do Brasil e terá 80 páginas coloridas, dimensão de 17 x 26 cm, em papel couchê brilhoso 115g, lombada quadrada e 10 narrativas distópicas sobre a Amazônia. Apresentando histórias que nos fazem refletir sobre o passado, o presente e o futuro.
De acordo com os organizadores, esta nova edição da HQ foi preparada com os ingredientes perfeitos para garantir uma leitura deliciosa como o açaí. As narrativas são repletas de imaginação, cultura, ação e atritos políticos.
A HQ Açaí Pesado III – Distopia Neocabana congrega quadrinhistas iniciantes e experientes para produzirem em conjunto, descentralizando a produção de quadrinhos de regiões específicas do país e apresentando novos nomes para o cenário nacional de quadrinhos.
Com esta terceira edição, o coletivo tem como objetivo apresentar as potencialidades do Norte na produção de narrativas fortes e com uma estética que permeia a ancestralidade latente da cultura amazônica, mesmo estendendo-se para épocas situadas em futuros que somente nossa imaginação permite antever.
O Coletivo Açaí Pesado (@hqacaipesado) é um grupo diverso de produtores de quadrinhos, em diversas categorias criativas, como roteiristas, desenhistas, arte-finalizadores, coloristas, diagramadores e consultores de conteúdo.
O coletivo surgiu em 2017 e aos poucos iniciou uma dinâmica de publicações, organizadas por um Conselho Editorial rotativo que se altera a cada 2 anos. O foco do grupo é oferecer para o público dois lançamentos anuais: uma revista em quadrinhos e um fanzine.
O coletivo também organiza eventos e ministra oficinas profissionalizantes para quem deseja se aprimorar tecnicamente na área da arte sequencial. O coletivo atualmente possui mais de 30 integrantes e 4 publicações, sendo elas: Açaí Pesado (2018), #DRX (2019), Açaí Pesado 2: Lendas Urbanas (2019) e O Obituário (2020).
Para conferir todos os detalhes de “Açaí Pesado III – Distopia Neocabana” e apoiar essa iniciativa, visite a página do projeto no Catarse, clicando aqui.
Deixe uma resposta