Robert Crumb fala sobre arte, música, obsessões e…arquitetura
Visto no Nude as the News
Em um dos volumes de The Conversation Series, o crítico de arte Hans Ulrich Obrist entrevistou o quadrinista Robert Crumb, que criou, entre outros, os personagens Mr. Natural – sátira da geração hippie -, Fritz the Cat e Flakey Foont.
Crumb, mesmo a contragosto, tornou-se não só um ícone da contracultura americana dos anos 1960 como o precursor dos chamados “underground comix”, quadrinhos alternativos que surgiram como uma resposta à tradição das HQ’s dos anos 1950 e a partir de um contexto histórico dominado pela reação ao conservadorismo e simbolizado pelo movimento da luta dos direitos civis.
Crumb tornou-se uma paixão – não por acaso, é o tema de meu TCC, trabalho de conclusão de curso de Jornalismo. Crumb é genial não só pelo traço e estilo únicos, como pela maneira como explora temáticas como a contracultura (continuamente satirizada), conflitos raciais, convenções sociais e suas próprios neuroses.
Crumb é um egocêntrico, um polemista, uma figura a parte – curiosamente, essa imagem é, ao mesmo tempo, o mito e a realidade. Essa ambiguidade é uma das coisas mais intrigantes na obra de Crumb – além de, é claro, sua deliciosa cara de pau de escrever e desenhar qualquer coisa.
Na pequena entrevista feita por Hans Ulrich Obrist, Crumb fala de sua obsessão por colecionar vinis – em especial obras de blues, tema que rendeu uma série de quadrinhos maravilhosa, lançada no Brasil pela Conrad -, do porque atualmente mora em uma cidadezinha interiorana na França, de sua relação com seus personagens antigos e até mesmo de arquitetura.
É um convite para conhecer mais da obra de Crumb, embora o livro não traga grandes novidades sobre sua figura e suas idiossincrasias.
Neste pequeno vídeo, Crumb fala de um de seus desenhos mais comentados – a capa do álbum Cheap Thrills, de Janis Joplin.
Visto no Nude as the News
https://impulsohq.com/quadrinhos/robert-crumb-fala-sobre-arte-musica-obsessoes-e%e2%80%a6arquitetura/quadrinhosHans Ulrich Obrist,Mr. Natural,Robert Crumb,The Conversation SeriesVisto no Nude as the News Em um dos volumes de The Conversation Series, o crítico de arte Hans Ulrich Obrist entrevistou o quadrinista Robert Crumb, que criou, entre outros, os personagens Mr. Natural - sátira da geração hippie -, Fritz the Cat e Flakey Foont. Crumb, mesmo a contragosto, tornou-se...Renato LebeauRenato Lebeau[email protected]AdministratorIdealizador do Impulso HQ e amante dos quadrinhos, é pós-graduado em design gráfico. Seu sobrenome é uma homenagem a um super-herói mutante dos quadrinhos. Autor da pesquisa "Duas Linguagens em um Mesmo Universo - Os Limites e Fronteiras entre Design Gráfico e História em Quadrinhos", procura desesperadamente ser um mutante para se multiplicar e participar de todos os eventos de quadrinhos que gostaria.Impulso HQ
Deixe uma resposta