Quadrinhos e teoria
Texto de: Denilson Rosa dos Reis*
Cada vez mais as HQs (histórias em quadrinhos) são alvo de trabalhos teóricos desenvolvidos por acadêmicos do mundo todo.
O Brasil não poderia ficar de fora e a Editora Marca de Fantasia (www.marcadefantasia.com.br), entre outras estão levando estes trabalhos ao conhecimento do publico em belas publicações.
HQTrônicas: Edgar Franco ([email protected]) conhecido nos meios alternativos por editar e colaborar com diversos fanzines brasileiros com seus magníficos desenhos, é também um estudioso da relação histórias em quadrinhos e a hipermídia.
O livro “HQTrônicas: do Suporte Papel à Rede Internet” é um belo exemplo. Fruto de sua dissertação de mestrado o livro de Edgar lançado pela Annablume/Fapesp em 2004 traça a trajetória das HQs do papel até a Internet, passando pelas HQs em CD-Rom e os sites de quadrinhos.
O bacana do livro de Franco é que ele não se limita apenas em apresentar o tema e sim discutir a abrangência das HQTrônicas com toques filosóficos e sociológicos sobre a passagem das histórias em quadrinhos do papel para a tela do computador.
O Que é HQB: HQB (História em Quadrinhos Brasileira), o que é? O Brasil produz muita história em quadrinhos, seja publicada aqui em revistas e tiras de jornal ou no exterior, principalmente para os estúdios norte-americanos. Mas, temos uma história em quadrinhos brasileira?
É isto que tentam ver e/ou rever os estudiosos Marcelo Marat, Cesar Silva, Gazy Andraus, Edgar Franco, Edgard Guimarães e Henrique Magalhães, neste livro organizado por Guimarães e editado pela Marca de Fantasia em 2005.
Ciência e Quadrinhos: Relacionar ciência e quadrinhos é a proposta de Gian Danton neste livro editado em 2005 pela Marca de Fantasia de Henrique Magalhães.
Danton divide a obra em três fases onde os quadrinhistas se valeram da ciência para desenvolver suas HQs, e o faz de uma forma cronológica, iniciando com Buck Rogers em 1929 e chegando aos trabalhos de Grant Morrison, sem esquecer a relação dos quadrinhos com a literatura de ficção-científica.
Um Mundo em Quadrinhos: Os trabalhos acadêmicos – monografias, dissertações e teses – estão se tornando ótimos livros, como “Um Mundo em Quadrinhos” de Wellington Srbek editado em 2005 pela Marca de Fantasia.
Srbek fez uma ótima pesquisa sobre a origem das histórias em quadrinhos. Valendo-se de sua formação em História, apresentou o desenvolvimento da ilustração ao longo da História (das pinturas em cavernas a imprensa) para chegar ao conceito de “quadrinho-arte”.
*Professor de História, músico e fanzineiro
Contatos: [email protected]

Deixe uma resposta