Polêmica tira Memín Pinguin das prateleiras
Visto no HQ Maniacs
A revista em quadrinhos mexicana Memín Pinguin deixou de ser vendida pela rede de supermercados Wal-Mart, nos EUA, devido à polêmica causada pelo personagem principal e a reclamações de consumidores.
A revista é uma das várias em língua espanhola vendida em supermercados Wal-Mart, que tem uma considerável clientela de origem hispânica.
Shawnedria McGinty, cliente que fez uma reclamação, disse que o personagem é representado de forma estereotipada “com lábios grossos e olhos arregalados. E eles o xingam e parece que o estão afogando em uma parte da história”.
Quanell X, ativista da região de Houston, nos EUA, disse que a história desrespeita uma raça inteira ao mostrar uma criança negra como uma pessoa estúpida.
Adalisa Zárate, artista, editora e escritora de quadrinhos mexicana, disse que a maioria dos problemas que os americanos têm com Memín se devem a diferenças culturas.
“O primeiro ponto é que não existe tanto preconceito racial no México. O preconceito que temos é econômico. A classe alta desrespeita a classe média que desrespeita a classe baixa. O segundo ponto: ninguém que está reclamando tanto de Memín parece ter lido suas histórias. Sua revista está agora na edição de número 200 e se essas pessoas o entendessem dentro do contexto, veriam que suas histórias são bem diferentes do que elas estão assumindo a partir de uma capa ou uma única edição”.
Em nota oficial, a rede Wal-Mart disse entender a popularidade do personagem no México, mas afirmou que, devido à imagem negativa que Memín pode ter aos olhos de seus clientes, decidiu não mais vender a revista em suas lojas.
Visto no HQ Maniacs
https://impulsohq.com/quadrinhos/polemica-tira-memin-pinguin-das-prateleiras/quadrinhosAdalisa Zárate,Memín PinguinVisto no HQ Maniacs A revista em quadrinhos mexicana Memín Pinguin deixou de ser vendida pela rede de supermercados Wal-Mart, nos EUA, devido à polêmica causada pelo personagem principal e a reclamações de consumidores. A revista é uma das várias em língua espanhola vendida em supermercados Wal-Mart, que tem uma considerável...Renato LebeauRenato Lebeau[email protected]AdministratorIdealizador do Impulso HQ e amante dos quadrinhos, é pós-graduado em design gráfico. Seu sobrenome é uma homenagem a um super-herói mutante dos quadrinhos. Autor da pesquisa "Duas Linguagens em um Mesmo Universo - Os Limites e Fronteiras entre Design Gráfico e História em Quadrinhos", procura desesperadamente ser um mutante para se multiplicar e participar de todos os eventos de quadrinhos que gostaria.Impulso HQ
Deixe uma resposta