SKRIPT traz para o Brasil, a proibida (e premiada) HQ de Ramón Esolo Ebalé que satirizou o presidente-ditador de Guiné Equatorial, causando a prisão e exílio do autor

A editora Skript anunciou “O Pesadelo de Obi”, uma das HQs mais relevantes da última década. Esse é segundo quadrinho do continente africano da editora, inédito no Brasil, e está em pré-venda na plataforma de financiamento coletivo Catarse até o dia 28/06 (com envios em a partir de julho aos apoiadores).

Tudo começou num desconcertante discurso televisivo, quando o Presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo, afirmou que o país era um dos mais prósperos do mundo e com o maior rendimento per capita no continente africano.

Perante a miséria em que a população vive, três amigos entenderam que, se o Presidente estava caçoando dos guinéu-equatorianos, a população também poderia rir do Presidente. Bravamente, decidiram então criar uma graphic novel, a primeira da Guiné Equatorial.

Chino e Tenso Tenso (pseudônimo dos autores que desejam permanecer anônimos, por enquanto) ficaram responsáveis respetivamente pelo argumento e os diálogos. Os desenhos foram de Ramón Esolo Ebalé (que também assina na imprensa internacional como Jamón y Queso).

Por causa da pouca liberdade de expressão do país, os autores contactaram a organização não governamental estadunidense EG Justice, que ficou responsável por editar e distribuir a HQ na Guiné Equatorial.

Ao fim de três anos de trabalho, em 2014, 3000 exemplares foram impressos em espanhol, em Barcelona, e distribuídos clandestinamente na Guiné Equatorial. Outros 500 foram em língua inglesa e para distribuição nos EUA.

Ebalé havia viajado para o Paraguai. Quando retornou para seu país em 2017, para renovar o passaporte, foi preso, sob falsas acusações. Ele ficou cerca de 7 meses na infame Black Beach. Tudo em retaliação ao quadrinho.

O artista só foi solto graças à pressão internacional. A mesma que conseguiu que seu passaporte fosse renovado, cerca de 2 meses depois. Foi a comoção de quadrinistas de todo o mundo, incluindo Neil Gaiman, que libertou Ebalé.

Durante a sua estadia na prisão, Ebalé ganhou o Prémio Coragem em Publicação Cartoonista da Cartoonists Rights Network International, em reconhecimento da sua criatividade artística e bravura face à brutal repressão de que foi alvo. E em 2019, no Festival Off to Off, que promove a cerimónia anti-prêmios de Angoulême, foi-lhe atribuído o Prémio Couilles au cul. O troféu valoriza a coragem dos ilustradores de imprensa. Três meses antes, tinha sido editado na França Le Cauchemar d’Obi pelas Editions L’Harmattan.

Agora essa emblemática obra finalmente chega ao Brasil. Justamente quando nosso país vive um período que flerta com posturas reacionárias e de ataque à cultura. A HQ, infelizmente, é muito atual para a realidade brasileira, certamente emocionando nossas leitoras e leitores.

Em janeiro de 2019, durante o Angoulême (maior e mais prestigiado evento mundial de quadrinhos), O Pesadelo de Obi conquistou o Prémio Couilles au cul, que valoriza a coragem dos ilustradores de imprensa. Este importante prêmio em reconhecimento à Coragem Artística, nos EUA, é traduzido como Ball to the Ass É uma expressão que, aqui no Brasil, seria algo como Prêmio Coco Roxo.

A HQ “O Pesadelo de Obi” será no formato 16x23cm, colorido, com 144 páginas, impresso em material de alta gramatura. No mesmo padrão das outras HQs de autores internacionais que a Skript publicou.

A versão brasileira da HQ é editada e traduzida por Márcio Rodrigues, revisão de Giulia Gewehr de Carvalho e Diego Moreau, com letras de Johnny C. Vargas. Conselho editorial: Diego Moreau, Douglas P. Freitas, Johnny C. Vargas e Thiago Modenesi. Com mais esta publicação, a Skript contribui para divulgação das produções de quadrinhos de autores do continente africano.

Para conferir todos os detalhes de “O Pesadelo de Obi” e apoiar essa iniciativa, visite a página do projeto no Catarse, clicando aqui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
https://impulsohq.com/wp-content/uploads/2021/03/pesadelo-de-obi-catarse-SKRIPT.jpghttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2021/03/pesadelo-de-obi-catarse-SKRIPT-150x150.jpgRenato LebeaunotíciasquadrinhosCatarse,Chino,Márcio Rodrigues,O Pesadelo de Obi,Obiang Nguema Mbasogo,Ramón Esolo Ebalé,Skript,Tenso TensoSKRIPT traz para o Brasil, a proibida (e premiada) HQ de Ramón Esolo Ebalé que satirizou o presidente-ditador de Guiné Equatorial, causando a prisão e exílio do autor A editora Skript anunciou “O Pesadelo de Obi”, uma das HQs mais relevantes da última década. Esse é segundo quadrinho do continente...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!