Marvel se retrata após polêmica da aranha italiana
Adianta pedir desculpas?
Vamos voltar um pouco no tempo e ver a mais recente polêmica desnecessária?
Como qualquer lançamento, o número um da nova série da Mulher-Aranha ganhou uma capa alternativa. Até aí tudo bem, o problema é que além da capa mal desenhada por Greg Land, os gênios da Marvel Comics contrataram o Italiano Milo Manara para fazer a capa bônus.
Manara é conhecido pelo erotismo de seus quadrinhos e já havia feito outros trabalhos pra Marvel Itália, entre eles o álbum X-Women. Juntando A+B já era de se esperar algo diferente quando o artista botasse sua aranha pra brigar. E o resultado foi até bem careta, mas a verdade é que após anos de erotismo involuntário (ou não) os leitores americanos parecem ter incorporado a requintada moral da Liga das Senhoras Católicas.
Há diferença entre esta e todas as outras imagens sexualizadas que já vimos ou que foram varridas para debaixo do tapete? Bem, além de não ser americano Manara é extremamente realista. Laura Sneddon do jornal The Guardian foi uma das maiores detratoras da imagem, que segundo ela é um dos motivos pelos quais todos ainda acham que quadrinhos são feitos por e para homens (tarados).
Será? Na generalização todos esquecem que apesar de tentar desesperadamente atrair garotas, super-heróis são fantasias de garotos e a história nos mostra ousadias ainda maiores do que uma bunda de lado.
Lá atrás, nos anos 1940 havia capas da Mulher-Maravilha que recorriam ao Bondage e a outros fetiches para atrair os leitores. Isso sem contar as famosas capas “Brokeback” que todo artista ama fazer mostrando as partes mais interessantes das heroínas. Aliás, tanto a variante quanto a capa oficial da edição, feita por Greg Land tiveram suas anatomias revistas por vários desenhistas que na tentativa de entender as posições. Diferente da polêmica capa variante, a oficial tem vários erros de anatomia.
Devemos colocar os erros de Greg Land na conta do Italiano? Todos os estudos não só comprovaram sua anatomia perfeita como a alegação de que a personagem parece estar usando apenas pintura corporal chega a ser leviana se pensarmos que até bem pouco tempo quase todos os personagens eram desenhados dessa forma. A culpa é do Manara ou da Marvel que já sabia quem estava contratando para o serviço?
Se a editora é culpada ou não, a verdade é que títulos com super-heroínas só surgem porque todos estão desesperados pra morder a fatia feminina da torta e polêmicas como essa são um tiro no pé. Não se retratar seria uma ingenuidade e Axel Alonso pediu desculpas públicas pela imagem confusa passada pela capa.
“Queremos que todo mundo – a maior parcela possível de leitores – se sinta confortável para ler Spider-Woman. Nós pedimos desculpas – eu peço desculpas – pelas mensagens confusas que esta capa transmitiu”, disse o editor-chefe da Marvel ao site Comic Book Resources.
Allons-Y, Alonso! Fazer a coisa certa não resolve o problema, mas pelo menos gera alguma simpatia.
https://impulsohq.com/quadrinhos/marvel-se-retrata-apos-polemica-da-aranha-italiana/https://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/09/SPIDERWOMAN001Manara-a3461-ad5041.jpghttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/09/SPIDERWOMAN001Manara-a3461-ad5041-300x300.jpgquadrinhosAxel Alonso,Greg Land,Marvel,Milo Manara,Mulher-AranhaAdianta pedir desculpas? Vamos voltar um pouco no tempo e ver a mais recente polêmica desnecessária? Como qualquer lançamento, o número um da nova série da Mulher-Aranha ganhou uma capa alternativa. Até aí tudo bem, o problema é que além da capa mal desenhada por Greg Land, os gênios da Marvel...Alexandre DassumpcaoAlexandre Dassumpçãoalexand[email protected]ContributorSegundo o Guia do Mochileiro das Galáxias, Alexandre D’assumpção é roteirista, redator, professor de quadrinhos e o que mais precisar ser no momento. Desde 1989 vive aventuras através do espaço/tempo e se tornou mestre Zen na arte de ter um rosto tão comum que todos o cumprimentam pensando ser alguém que conhecem, possivelmente ele mesmo. Dono de uma péssima memória, ele até lembra dos grupos, mas não dos membros. Atualmente sua toalha ostenta a máscara da Iniciativa Gambate, empresa criada para levar cultura onde ela for necessária. O guia também diz que ele dá aulas de quadrinhos para crianças em colégios públicos e para adolescentes e adultos num conhecido curso carioca. De tempos em tempos ele reverte a polaridade de sua chave de fenda sônica para pedir carona no Impulso HQ.Impulso HQ
Deixe uma resposta