Resenha HQB: Tempestade Cerebral nº5
A quinta edição da revista Tempestade Cerebral começa com um texto que nos conta um pouco mais da história do personagem Escorpião de Prata. Em seguida, sua HQ retrata-o nos subterrâneos da cidade de Nova Luz, onde combate uma múmia (!?) no metrô. Em relação às suas histórias das edições anteriores, esta explora mais o humor do herói.
A personagem Sedna estréia nesta edição. Trata-se de uma pirata que, ao tentar roubar uma jóia, entra em choque contra uma seita religiosa. Destaque para a diagramação que ajuda a manter o pique da narrativa.
Lorde Kramus também estréia na revista com uma história que narra um duelo seu contra um ciclope de duas cabeças. O universo do personagem é muito rico e interessante, mas penso que necessite de mais páginas para contar histórias com mais ação.
A saga de Valkíria em busca da fonte da juventude chega ao fim com a heroína combatendo mais monstros fantásticos. Destaque para o bom enquadramento de Alex Genaro!
A arte da Guerra é o novo arco de aventuras do herói Max Power. Tem uma primeira página sensacional, mas perde um pouco de fôlego no decorrer da narrativa – embora termine de modo surpreendente.
Penso que seria bom colocar o logo de cada personagem no início das histórias, para não confundir o leitor que ainda não os conheça (as HQs de Sedna e Lorde Kamus começam só com o título da história, sem menção aos personagens – conhecemos Sedna apenas na quinta página de sua HQ).
Mas os grandes destaques da edição são as mudanças que apresenta em relação aos números anteriores:
A começar pelo preço que volta a ser de R$ 4,00. Embora a edição anterior fosse comemorativa e com oito capas, ficava um preço salgado para atrair novos leitores.
O logo também mudou. Não sei dizer se ficou melhor ou pior; certamente este ocupa menos espaço, mas, talvez, seja hora de investir numa fonte própria…
A ausência de editorial talvez seja uma medida para deixar a revista com a mesma cara das publicações estadunidenses de super-heróis que, devido a freqüência com que são lançadas, não necessitam de textos de apresentação. Desejo que o mesmo aconteça com a Tempestade Cerebral.
No lugar do editorial há um resumo das HQs presentes na edição e um apanhado do que ocorreu com esses personagens nas edições anteriores, para ninguém ficar perdido nas histórias. Os leitores também foram brindados com a volta da seção de correspondências (uma parte fundamental para a edição por deixá-la mais próxima de seu leitor, dando-lhe voz e conhecendo suas opiniões).
A ausência – inexplicada – da HQ de Força Mística é uma mudança que devo classificar como negativa. A revista demora um tempo considerável para sair e se já era difícil lembrar o que ocorreu nas edições passadas, esperar pela próxima edição (estimada para julho!) é tempo demais para os leitores manterem interesse pela HQ. Imagino que foi uma medida do editor Alex Mir para reduzir o número de HQs com continuação e abrir mais espaço para novos personagens, mas é uma atitude ruim para a personagem e para os leitores que a acompanham.
A presença de um mini-pôster de Valkíria é uma novidade muito legal e mais um brinde para o público. Muito boa iniciativa – nas próximas edições, seria interessante colocar também o logo da revista no pôster.
A ausência do conceito flip-flap é uma mudança que não influencia em nada a qualidade das histórias, mas era um diferencial na revista e, penso eu, que as diferenças deveriam ser mais preservadas e estimuladas – ainda mais num meio como os quadrinhos onde muita coisa é cópia de muita coisa. É um conceito que poderia ser melhor explorado – de preferência se conseguisse envolver a narrativa de uma ou mais histórias.
Podemos perceber, com essas mudanças, que a revista está experimentando e se renovando constantemente (sempre despertando a curiosidade sobre o que virá nas edições posteriores) tendo como meta o acerto ideal para agradar cada vez mais seus leitores.
Ótimo! Que continue sempre com esse espírito.
Tempestade Cerebral nº5
Autores: Alex Genaro, Alex Mir, Dark Marcos, Eloyr Pacheco, Gil Mendes, Jader Corrêa, Kal Moon, Laudo Jr., Lucas Tanaka, Luke Oliver, Marcelo Salaza, Márcia Casaqueviti, Marcos Franco, Omar Viñole e Simião. Capas: Caio Majado, Jader Corrêa e Matias Streb.
Revista Independente
Nº de páginas: 48
Data: Abril de 2009
Preço: R$ 4,00
Contato: [email protected]

Deixe uma resposta