Resenha HQB: Louco – Fuga
“Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz”.
Balada do louco – Os Mutantes
Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, o Louco, adora virar o mundo do “Cenourinha” de cabeça para baixo, algo que vem fazendo por mais de 40 anos. O lisérgico personagem surgiu na primeira edição do Cebolinha, publicada pela Editora Abril em 1973, e fez tanto sucesso que apesar de muitos personagens dos anos 1960 e 1970 terem ido para o limbo das criações que não conversam mais com os leitores, Licurgo continuou aparecendo nos títulos infantis da Turma da Mônica, migrou para a versão Teen, e em 2015 ganhou seu primeiro título solo; a bela Graphic Novel “Louco – Fuga”.
Apesar da MSP não aceitar ideias não solicitadas, a ousadia de Rogério Coelho foi premiada. Fomos brindados com a primeira edição realmente experimental do selo Graphic MSP. Numa história que mistura passado, presente, realidades alternativas e supostamente o futuro.
Nessa graphic novel, o Louco foge de robôs e vai parar no Bairro do Limoeiro, onde ele conhece uma famosa turma de crianças. O personagem está em busca de si mesmo e precisa recuperar sua identidade representada pelo pássaro (que lembra uma fênix) engaiolado num longínquo castelo por perigosos robôs.
Sim, é um conto de fadas clássico em que o personagem busca algum tipo de redenção; mas quem se importa?
É uma balada insana bem construída e magistralmente conduzida, uma história pop capaz de atrair fãs das histórias cabeça de cineastas como David Lynch e Terry Gillian (entre outros), mas que abusa dos subtextos, algo que os mais novos, que cresceram assistindo animações como “Hora de Aventura” se acostumaram.
Só vira uma história adulta se você entender o subtexto, caso contrário, se divertirá com a fuga do personagem e com suas tentativas frustradas de libertar um pássaro engaiolado. Os fãs de longa data da MSP também verão uma homenagem aos personagens do Maurício e à sua série de álbuns de luxo.
Essa belíssima graphic novel que chegou à redação do Impulso HQ graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop é uma história que não havia sido solicitada, mas foi publicada porque tiveram a sensibilidade de entender que era o que queríamos.
Fuga é uma inovação bem-vinda. O resto é história. E que venham mais fugas.
Louco – Fuga
Panini Comics – Selo Graphic MSP
Roteiro e Arte: Rogério Coelho
Brochura ou Capa Dura
19 x 27,5 cm
80 páginas
R$ 21,90 (capa cartonada)
R$ 31,90 (capa dura)

Deixe uma resposta