Resenha HQB: Contos da Madrugada
Contos da Madrugada é um interessante projeto organizado pelo coletivo Quarto Mundo, e aberto a todos os quadrinhistas interessados em participar, no qual roteiristas e desenhistas se encontram para realizar uma publicação de HQ durante as horas da madrugada.
Este almanaque reúne algumas das melhores HQs confeccionadas nesse processo acrescidas de mais algumas outras publicadas entre as diversas revistas que o coletivo abriga.
Mas, apesar do belo designer da capa, apenas metade das HQs aqui presentes apresenta histórias ligadas ao terror – o que não quer dizer que isso seja ruim, é apenas um alerta para os fãs do gênero não se enganarem com o conteúdo desta edição.
Por serem trabalhos realizados em poucas horas, não se pode esperar nenhum primor nos desenhos e nem histórias profundas demais – o que não quer dizer que o material não seja bom (alguns até com desenhos primorosos).
Na verdade, chega até ser surpreendente como esse processo de produzir na madrugada consegue gerar histórias interessantes como “O rei contra zumbis” (de Felipe Meyer, Cadu Simões, Daniel Esteves, Felipe Cunha, Hugo Nanni e Gil Tokio), na qual o rei Roberto Carlos enfrenta uma horda de fãs zumbis, ou brotos-zumbis, como ele chama o estranho esfomeado grupo; ou como “Summer Zombie” (de Daniel Esteves & Marcos Vensceslau) que retrata um diálogo entre urubus na dúvida se zumbis poderiam lhes servir de alimento, uma vez que estão mortos; e a divertida “Poderoso Lester” (de Felipe Meyer & Hugo Nanni), um super-herói fantoche, literalmente, e seu alter ego acima do peso.
A edição lembra aquelas revistas universitárias na qual o processo de criação é tão ou mais importante que o resultado final em si.
Um trabalho despretensioso que garante bons momentos.
Almanaque Contos da Madrugada 1
Autores: Cadu Simões, Daniel Esteves, Felipe Cunha, Felipe Meyer, Gil Tokio, Hugo Nanni, Jozz, Laudo Ferreira, Marcos Vensceslau, Mario Cau, Omar Viñole, Robles, Sam Hart e Will.
Revista Independente
28 páginas
Data: Agosto de 2010
R$ 5,00
Contato: http://4mundo.com

Muito agradecido pela resenha, mas gostaria de corrigir duas informações errôneas sobre a revista. Em primeiro lugar, os Contos da Madrugada são uma iniciativa da Gasosa Comunicação, onde o Quarto Mundo funciona como um valioso parceiro no recrutamento de participantes e na distribuição da revista. E em segundo, todas as histórias presentes no almanaque foram criadas exclusivamente para a publicação (com excessão de Un’ attimo, de Mario Cau, mas que permanecia inédita na época da publicação do almanaque). O que ocorre é que algumas delas foram reaproveitadas em outras revistas das quais os autores participam, e então republicadas no almanaque em suas versões “recauchutadas”.
Um grande abraço e, mais uma vez, obrigado.
Não era bem o que eu esperava. Eu, realmente, pensei se tratar de uma HQ de terror quando comprei e por esse motivo não curti tanto quando descobri que não o era.
A capa, uma homenagem a extinta HQ Contos da Cripta, ficou ótima.
E a história das fans zumbis do Roberto Carlos é muito boa.