Resenha HQB: A Iara – Uma Lenda Indígena em Quadrinhos
Apostando mais uma vez na linha “quadrinhos para todas as idades” (e bolsos), a Editora Nemo trouxe recentemente uma adaptação de uma lenda indígena em versão para os quadrinhos, pela visão do autor pernambucano Silvino.
A lenda da Iara em quadrinhos é uma história voltada para o público infantil sem deixar de incluir ação e violência (em doses aconselháveis para a faixa de uns 10 anos) e posso dizer que isso foi ponto positivo para a narrativa do autor.
Ngoi-Tumre é filho do cacique Pa-Toit e está nas vésperas do casamento com Moema. Alertado pelo pajé Kapot a não sair a noite, corajoso e desobediente, Ngoi sai em busca de uma prenda para sua futura esposa junto a um amigo. Enquanto atravessam o rio, uma piracema acaba os desviando para uma região de águas desconhecidas, onde a cunhã Iara os espera.
A partir daí, todas as decisões tomadas por Ngoi desencadeiam tragédias que se refletem em sua família e sua tribo.
A HQ tem um ritmo bacana, um arco de história bem amarrado, trazendo um ângulo muitas vezes fotográfico e técnicas mistas de colorização para contar a lenda da índia que virou uma cunhã metade peixe e metade mulher, atraindo aos homens da tribo Mebemokré para o fundo do mar.
A HQ tem uma solução gráfica interessante, trazendo um ângulo muitas vezes fotográfico e técnicas mistas de colorização.
O mais legal é que além de quadrinista ele se interessou durante o bacharelado em estudar as tribos indígenas do país, o que acrescentou maior veracidade (ou então maior capacidade de criar uma ficção verossimilhante) à lenda contada.
Esta é exatamente a forma como eu gostaria de ter tido contato com as lendas do folclore brasileiro.
A Iara: Uma Lenda Indígena em Quadrinhos
Editora Nemo
Roteiro e desenhos: Silvino
56 páginas
20,5 × 27,3 cm
R$ 42,00

Deixe uma resposta