Nas Livrarias: O Muro
Faz algum tempo, uma amiga me passou um texto onde ela falava sobre o lugar onde gostava de sentar depois das caminhadas noturnas pela Avenida Paulista. Houve uma vez que um senhor que passeava com um cachorro parou e puxou conversa com ela: “era nessa muretinha que eu e uns amigos ficávamos sentado depois de sair das aulas, vendo você sentada aí, lembrei de mim, coisas que a gente esquece, aquele eu que se perde no tempo”.
“Por que se perde?”, ela perguntou. “Essa cidade faz isso com a gente”, ele respondeu, “mas um dia você vai lembrar-se de tudo. Quem era e aonde encontrava consigo.”
Rosie tem 13 anos. Um dia sua mãe se apaixona por outro homem e vai embora, a única preocupação do seu pai, o trabalho. Rosie só tem a amiga Nath, com quem pode conversar, jogar e falar sobre tudo.
Esse é o enredo de O Muro, graphic novel que já fez sucesso na França, Bélgica, Itália, Alemanha e Portugal, e agora chega ao Brasil pela Editora Nemo. A obra ganhou bastante destaque por apresentar ao leitor os caminhos obscuros de uma adolescência problemática, e a intimidade de uma adolescente que vive o cotidiano de uma família disfuncional.
É 1988 e Rosie mora em uma monótona cidadezinha do interior belga. As coisas começam a sair dos eixos quando a garota de 13 anos começa a beber e a amizade com Nath acaba. Quando tudo parece perdido, ela encontra no muro, onde gosta de passar o tempo, um garoto chamado Joiakim.
Rosie inicia aquelas amizades que parecem que não vão dar em nada, acabam ficando mais estreitas e marcarão a vida da gente pra sempre. É o começo da amizade, da descoberta do primeiro amor, das decepções, dos perigos e dos questionamentos. Tudo embalado com o punk rock dos anos 80.
A obra traz de maneira poética a transformação da personalidade da adolescente. Alternando em determinada, melancólica, impotente, apavorada, esperançosa e todos os sentimentos que podem passar dentro do turbilhão da adolescência, o que Rosei mais quer é descobrir para onde vão os caminhos dessa sua nova vida.
A vida da gente às vezes é assim. Branco e preto com pinceladas rápidas, como no traço de Pierre Bailly, e com um final que nós não sabemos onde vai dar, assim como no roteiro de Céline Fraipont. A vida de Rosie é assim.
O Muro
Editora Nemo
Título original: Le Muret
Roteiro: Céline Fraipont
Arte: Pierre Bailly
Acabamento: Brochura
192 páginas
17 × 24 cm
R$ 39,90

Deixe uma resposta