HQs Animadas são o futuro dos quadrinhos?
Visto no Universo Fantástico
Chegou ao iTunes o segundo episódio de um desastre chamado Watchmen Motion Comics.
É o seguinte: você paga US$ 1,99 para assistir no seu PC ou no iPod um segmento de uns 25 minutos da versão animada da graphic novel épica de Alan Moore & Dave Gibbons.
Por “versão animada”, entenda uma animação em flash de quinta categoria, onde o texto dos balões é interpretado por um único ator – inclusive as falas de personagens femininos (!).
É essa a idéia da Warner para “popularizar a história original” a tempo do lançamento do filme, ano que vem.
O blog gringo io9, dedicado à ficção científica, publicou um post recentemente xingando a onda das HQs animadas.
De Heroes; Watchmen, passando pelas versões em movimento de Invincible, de Robert Kirkman, e, de Stephen King, vídeos desse tipo não páram de surgir por aí. Não dá para culpar ninguém, é um jeito relativamente rápido e barato de produzir conteúdo para novas mídias.
Mas, enquanto as versões de Watchmen e Envincible sujam a reputação desse sub-gênero, que você já viu aqui no Ultra, não fez feio, com um ótimo elenco de dubladores e uma animação mais sofisticada.
O io9 diz que HQs animadas não são o futuro das HQs, e acho que disso ninguém discorda. Não dá para comprar a idéia de que um híbrido de slide-show com desenho animado possa substituir uma forma de arte que nasceu para ser estática e já é perfeita no papel.
PORÉM! É possível, sim, fazer uma HQ animada funcionar, e o exemplo máximo disso é o vídeo aí embaixo.
Metal Gear Solid: Digital Graphic Novel, para o console PSP, uma HQ digital baseada no jogo da Konami para PlayStation, com arte do incomparável Ashley Wood.
No dia em que alguém fizer uma HQ animada assim para a web a gente volta a conversar.
Clique aqui para ver o post do io9 e um trecho da versão tosca de Watchmen para a web.
Super Interessante – por André Sirangelo
Visto no Universo Fantástico
https://impulsohq.com/quadrinhos/hqs-animadas-sao-o-futuro-dos-quadrinhos/quadrinhosAlan Moore,Dave Gibbons,Motion Comics,WatchmenVisto no Universo Fantástico Chegou ao iTunes o segundo episódio de um desastre chamado Watchmen Motion Comics. É o seguinte: você paga US$ 1,99 para assistir no seu PC ou no iPod um segmento de uns 25 minutos da versão animada da graphic novel épica de Alan Moore & Dave Gibbons. Por...Renato LebeauRenato Lebeau[email protected]AdministratorIdealizador do Impulso HQ e amante dos quadrinhos, é pós-graduado em design gráfico. Seu sobrenome é uma homenagem a um super-herói mutante dos quadrinhos. Autor da pesquisa "Duas Linguagens em um Mesmo Universo - Os Limites e Fronteiras entre Design Gráfico e História em Quadrinhos", procura desesperadamente ser um mutante para se multiplicar e participar de todos os eventos de quadrinhos que gostaria.Impulso HQ
Fiz uma pequena matéria sobre algumas versões brasileiras das Motion comics que estão no youtube. Uma merece total destaque, até por que é muito anterior a produção da Warner premier. Chama-se “Watchmen:A digital novel”