Golgo 13 pela JBC
Golgo 13 ganha coleção especial pela Editora JBC
Após completar quatro décadas de existência, as aventuras mais marcantes de Golgo 13 – o matador de aluguel que fez história nos quadrinhos japoneses – ganham publicação especial no Brasil em três volumes pela Editora JBC. O mangá, escrito e ilustrado por Takao Saito, é inspirado no universo do Agente 007.
Para a versão brasileira de G13, foram selecionadas algumas das melhores aventuras vividas pelo lendário assassino. Além disso, será o primeiro título da editora a receber o selo JBC Graphic Novel – grandes histórias em edições de luxo, papel nobre e formatos diferenciados.
Golgo 13 conquistou status de clássico e é considerado o pioneiro do gênero Gekigá, voltado para o público adulto. Um dos grandes trunfos da obra de Saito é a junção de fatos reais, que marcaram a história mundial, com as aventuras fictícias do assassino de aluguel. Exemplo disso é o seu suposto envolvimento no atentado contra o Papa João Paulo II, em 1981, contado no Volume 1.
Quarentão de sucesso
Em seus 40 anos de existência, Golgo 13 já ultrapassou a marca de 200 milhões de cópias vendidas. Nos anos 1970, no Japão, estrelou dois filmes nos cinemas – um deles, de 1977, estrelado por Sonny Chiba (cultuado astro japonês reverenciado pelo diretor Quentin Tarantino e presente em Kill Bill. Vol.1).
O superassassino também ganhou dois longas em anime (um deles, inclusive, lançado no Brasil nos anos 1990 com o título Golgo 13 – O Profissional) e mais uma série animada produzida entre 2008 e 2009. As aventuras do matador de aluguel ainda geraram cerca de cinco jogos de videogame – o último foi lançado exclusivamente para o Nintendo DS, em março de 2009.
O Personagem
Robusto e com cara de poucos amigos, Golgo 13, também conhecido pelo pseudônimo Duke Togo, é um implacável assassino profissional. Sua data de nascimento e nacionalidade são desconhecidas, e não há órgão de inteligência ou espionagem no mundo que detenha tais informações.
Extremamente frio e competente, G13 nunca falha em suas missões. Para ele pouco importa a idoneidade das pessoas ou das organizações para quem trabalha: o que conta é o seu pagamento. Familiar com a maioria dos arsenais militares do mundo e mestre nas mais letais artes marciais, o matador, ainda, é fluente em treze línguas e capaz de entrar ou sair de qualquer nação inimiga sem ser pego.
O Autor: Takao Saito
Após a Segunda Guerra Mundial, um movimento de autores e desenhistas japoneses, chamado Gekigá, inaugurou o gênero de mangás voltado para o público adulto, até então inexplorado. Takao Saito era um dos autores engajados nesse movimento. Entre seus diversos trabalhos, o mais famoso foi Golgo 13, que ajudou na rápida expansão da popularidade desse estilo.
Em 1960, ele fundou seu próprio estúdio, o Saito Productions. Nele, o autor empregava cerca de 20 pessoas que produziam por volta de 600 páginas de quadrinhos por mês, variando entre histórias de ficção científica, policiais e samurais.
Não por acaso, Saito figura na restrita galeria dos grandes autores de mangás da história, como Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori, Akira Toriyama e Yoshihiro Togashi.
Golgo 13
13,5 x 20,5 cm
Edição bimestral
Autor: Takao Saito
176 páginas
R$ 19,90

Deixe uma resposta