Elementos do Estilo Mangá
Acaba de ser lançado o livro Elementos do Estilo Mangá, de João Henrique Lopes. O livro que pode ser adquirido aqui, não é mais um manual de mangá, como tantos no mercado. Ao invés de mostrar modelos de olhos, bocas e corpos prontos para serem copiados, a publicação se foca na busca da essência do estilo, ou seja, daquilo que faz com que um desenho seja um mangá.
O autor usou como material de estudo dezenas de mangás e livros relacionados ao assunto e traça comparações entre o mangá e outras artes e se utiliza de uma bibliografia extensa. Dessas comparações ele chega a algumas conclusões como os manuais típicos de mangá são ineficientes porque apenas apresentam modelos para cópia, e não explicam os princípios gerais do estilo, os quais dariam mais liberdade aos desenhistas que deseja se desenvolver na técnica.
A obra mostra uma análise etimológica de mangá, que ajuda a desfazer muitos mal-entendidos sobre a palavra. Mas o enfoque do livro não é a história do mangá, nem seus aspectos sociais e econômicos. Aqui, o mangá não é apenas um meio para se entender outros assuntos, a técnica não é ‘mera técnica’.
Para o autor, é justamente no domínio das técnicas, na atenção ao detalhe e no fluir dos traços que o mangá oferece as lições mais valiosas, e na obra ele identifica princípios com espontaneidade, simplicidade e notan, no qual ele explica e exemplifica, demonstrando aplicações desses princípios.
Elementos do Estilo Mangá é uma leitura instigante, útil não apenas aos fãs de mangá, mas a todos que se interessam por artes visuais.
Elementos do Estilo Mangá
Autor: João Henrique Lopes
96 páginas
R$ 20,00

Mais outro ilustrador que não desenha mangá, que não aprendeu a desenhar mangá, mas que se mete a desenhar mangá porque HEY! MANGÁ ESTÁ NA MODA!
É engraçado, mas esses caras se focam sempre no traço e nunca abordam os ARQUÉTIPOS da cultura do mangá, nem os personagens.
Pudera! Desenhista não sabe o que é essas coisas.
Tudo pintor de parede…
Caro, J. R Pereira
Pega leve! Eu sei desenhar sim, fui eu que fiz a capa.
Na verdade, já há muitos livros sobre os personagens e arquétipos do mangá – assuntos que podem parecer mais complicados ou importantes que o traço, mas que na verdade não são.
Também não precisa menosprezar os pintores de parede! Alguns deles são grandes artistas.
Olá a todos,
Eu já tive o prazer de ler este livro e por tanto posso afimar com certeza que é uma obra impar, no meio de tantas outras que tentam falar dessa tematica. Uma vez que consegue de maneira simples e muito agradavel abordar os varios aspectos dos elementos manga, inclusive nos salvando de varias ideias erradas e pré conceitos que temos sobre esta arte, desde o simples significado do nome até os principios que devem ser utilizados na criação do proprio manga.
Um otimo livro que merece destaque para as pessoas que queiram uma abordagem mais profunda e inteligente sobre a arte em manga.