A editora HarperCollins anunciou que adquiriu os direitos de publicação das obras de J. R. R. Tolkien e promete trazer material inédito em território brasileiro. A editora já confirmou “Beren e Lúthien” para novembro deste ano e a coleção em 12 volumes de “A História da Terra-Média”, que contabiliza mais de 5mil palavras ao todo.
Em sua página no Facebook, a editora confirmou que os livros de Tolkien terão um novo projeto gráfico, novas traduções e muito mais. Vale lembrar também que a HarperCollins é uma editora estrangeira, e é a responsável por publicar Tolkien em diversos outros países, como no próprio Reino Unido.
“Em outros países,”, diz Omar de Souza, diretor editorial da HarperCollins, “particularmente na Europa e nos Estados Unidos, a obra de Tolkien tem status de literatura canônica. Queremos estender essa percepção ao Brasil, e isso passa por uma revisão dos critérios editoriais, divulgação, marketing e até tradução”
O responsável pela edição das obras de Tolkien na editora HarperCollins, Samuel Coto, disse em um comunicado:
“Fui criado lendo a obra de Tolkien, sempre fui fascinado por seu universo mitológico. Mais que uma responsabilidade, editar sua obra é uma espécie de realização de um sonho. Como editor, terei a oportunidade de dar ao Legendarium, e a outros títulos além da mitologia principal, o tratamento editorial esperado por fãs como eu.”
Conhecido e aclamado por praticamente todos os tipos de nerds, geeks e quaisquer pessoas que gostam de uma história marcante, J. R. R. Tolkien é o criador de todo o universo da Terra Média, mais conhecido por O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmalirion, porém, Tolkien escreveu dezenas de livros explicando toda a cultura, universo, crenças e muito mais de todo o mundo que criou.
São poucos os universos que conseguem ser tão consistentes quanto a Terra Média. Muitos apostam em Westeros como um candidato se George R.R. Martin escrever mais sobre o universo.
Anteriormente no Brasil, os livros de Tolkien eram publicados pela editora Martins Fontes, porém, grande parte dos leitores fãs da Terra-Média, reclamavam do pouco conteúdo publicado em território nacional.
É por isso que as lohas estão em falta?