Confira as HQs de Daniel Esteves no FIQ
Além da já noticiada Mais um Dia Com Zapata, HQ que HQ reconta a luta do revolucionário mexicano Emiliano Zapata, o roteirista e editor Daniel Esteves estará no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos – que acontece de 11 a 15 de novembro, em Belo Horizonte.
“Archimedes Bar” – Há um bar na esquina do universo e seu dono se chama Archimedes. Apesar da dura fiscalização imposta pelos brainizianos, do difícil acesso e da clientela alienígena, lá acontecem coisas dignas de qualquer boteco, de qualquer esquina, de qualquer cidade brasileira: contendas entre os frequentadores, discussões acaloradas sobre futebol, quebradeira.
É neste cenário que se desenrola a HQ Archimedes, produzida por professores e um ex-aluno, Danilo Pereira, da escola de quadrinhos HQ em FOCO, de Daniel Esteves, editor da Zapata Edições.
São três crônicas curtas que não têm ambição maior que divertir e servir de exercício narrativo do cotidiano. Intercalando as histórias, imagens apresentam alguns “clientes ilustres” do bar do Archimedes.
“147” – HQ satiriza discurso de ódio das redes sociais e brinca com a radicalização que vêm acabando com amizades no mundo real. Num tempo de discursos polarizados e pouca tolerância com a opinião alheia, um ótimo remédio é o bom humor. É isso que fazem Daniel Esteves (roteiro) e Hugo Nanni (arte) na HQ “147”.
O título é uma referência ao saudoso veículo Fiat modelo 147 em que dois amigos viajam para o que deveria ser um fim de semana de descanso na praia. Papo vai, papo vem, surge o tema da violência urbana e as divergências sobre como lidar com o problema logo ficam evidentes. Era uma vez uma amizade…
Os autores satirizam os clichês e a cultura de ódio que infestou especialmente as redes sociais e impedem o debate civilizado sobre questões sociais complexas.
Daniel Esteves é roteirista e professor de histórias em quadrinhos na escola HQ em FOCO, é membro do coletivo de quadrinhos PETISCO e responsável pelo selo independente da Zapata Edições. Editou e escreveu diversos quadrinhos, entre eles: KM Blues, São Paulo dos Mortos, Nanquim Descartável. Sua produção independente foi contemplada com quatro Troféus HQ Mix, principal premiação do segmento. Publicou também pela Editora Nemo e ganhou o troféu Angelo Agostini em 2009 e 2012 como melhor Roteirista Nacional.
Mais informações acesse www.zapataedicoes.com.br.
Archimedes Bar
Zapata Edições
Autores: Daniel Esteves, Alex Rodrigues, Al Stefano, Samuel Bono e Danilo Pereira
Capa: Wanderson de Souza
32 páginas
16 x 25 cm
R$ 10,00
147
Zapata Edições
Autores: Daniel Esteves e Hugo Nanni
24 páginas
15 x 22 cm
R$ 10,00

Deixe uma resposta