HQ sobre conturbado processo de modernização de Porto Alegre está com pré-venda aberta e compra com desconto

Selecionada pelo Rumos Itaú Cultural, Beco do Rosário, de Ana Luiza Koehler, está na gráfica e já pode ser reservada no site da Editora Veneta. A HQ é resultado de uma longa pesquisa histórica e conta, por meio da vida de três personagens, a expansão da capital gaúcha, marcada por desigualdade social e racismo.

A pré-venda encerra no dia 31 de julho e a compra pode ser feita no site da Editora Veneta, com 20% de desconto. O produto será cobrado somente após o consumidor recebê-lo em casa. A obra chega em agosto nas livrarias do país.

Fruto de extensa pesquisa histórica, o livro retrata o conturbado processo de expansão de Porto Alegre (RS), nos anos 1920, marcado pela desigualdade social e pelo racismo. Na febre pela modernização e com o objetivo de europeizar a cidade, os habitantes negros foram colocados para fora do campo de visão.

É por meio de histórias e laços de três personagens que o livro retrata as mudanças na paisagem da capital gaúcha. Vitória, moradora do Beco do Rosário, prestes a ser extinto para dar lugar à ruas e avenidas, é uma jovem negra com grandes ambições e talento para a escrita, sonha em se tornar jornalista. Para isso, enfrenta os estigmas de uma sociedade racista e patriarcal. Teo, seu amigo de infância, pertence a uma rica família de imigrantes e volta para Porto Alegre após se formar engenheiro no exterior, cheio de novas ideias para a cidade. Fabrício é um jovem artista negro que não consegue ver seu talento valorizado no mercado de trabalho.

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

Beco do Rosário, de Ana Luiza Koehler, em pré-venda no site da Venetahttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2020/07/beco-do-rosario-veneta-rumos-itau.jpghttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2020/07/beco-do-rosario-veneta-rumos-itau-150x150.jpgRenato LebeaunotíciasquadrinhosAna Luiza Koehler,Beco do Rosário,Rumos Itaú Cultural,VenetaFacebook Twitter Instagram Youtube HQ sobre conturbado processo de modernização de Porto Alegre está com pré-venda aberta e compra com desconto Selecionada pelo Rumos Itaú Cultural, Beco do Rosário, de Ana Luiza Koehler, está na gráfica e já pode ser reservada no site da Editora Veneta. A HQ é resultado de uma longa pesquisa...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!