Artlectos e Pós-Humanos nº3
Se há o que podemos chamar de quadrinhos autorais por excelência, isto é o que podemos dizer da obra de Edgar Franco. Egresso dos fanzines desde a década de 1980, Edgar alcançou vôos impensáveis para quem labuta nesse meio.
O trabalho de Edgar pode ser encontrado em álbuns independentes de sua própria lavra e pela editora Marca de Fantasia, além de publicações comerciais, como o álbum BioCyberDrama, em parceria com Mozart Couto, lançado pela Opera Graphica.
Com o tempo, o trabalho de Edgar ultrapassou o universo dos quadrinhos, chegando à música eletrônica. Ele só formando toda uma banda, criou o Posthuman Tantra, compondo o ambiente sonoro para suas histórias em quadrinhos.
Mais precisamente, para suas HQtrônicas, espécie híbrida de Histórias em Quadrinhos com recursos eletrônicos. Essa linha de pesquisa unindo HQ e novas tecnologias foi a base de sua carreira acadêmica, gerando a tese “HQtrônicas: do suporte papel à rede Internet”, que se transformou em livro lançado pela Fapesp e Annablume.
No tocante aos quadrinhos, desde cedo Edgar desenvolveu um traço muitíssimo particular para um gênero de HQ que se denominou de Quadrinhos Poéticos, ou Fantasia Filosófica.
Nos fanzines autopublicados e em particular na revista Tyli-Tyli/Mandala, lançada nos anos 1990 pela Marca de Fantasia, o trabalho de Edgar destacou-se por seu conteúdo transcendental, quase sempre inquirindo sobre o futuro do universo e sobre o próprio destino da espécie humana.
No mundo imaginário de Edgar o futuro inequívoco de é a transmutação do homem em máquina, onde o corpo se tornaria obsoleto e a mente e sua memória seriam armazenadas em um chip, a animar um ser robótico.
Lançada inicialmente pela SM Editora, de José Salles, a revista Artlectos e Pós-Humanos chega ao número 3 sob a chancela da Marca de Fantasia. Em sua publicação exclusiva Edgar dá asas à criação indo a fundo em seu universo mítico e reflexivo, radicalizando numa linguagem textual e visual inconfundível em nossas Histórias em Quadrinhos. (Dr.Henrique Magalhães – UFPB)
Artlectos e Pós-Humanos 3 – Edgar Franco
João Pessoa: Marca de Fantasia, março 2009. 32p, 14x20cm- R$ 5,00
Para adquirir esse número e os 2 anteriores acesse: http://www.marcadefantasia.com/
https://impulsohq.com/quadrinhos/artlectos-e-pos-humanos-n%c2%ba3/quadrinhosArtlectos e Pós-Humanos,Edgar Franco,Marca de Fantasia,Mozart Couto,Opera GraphicaSe há o que podemos chamar de quadrinhos autorais por excelência, isto é o que podemos dizer da obra de Edgar Franco. Egresso dos fanzines desde a década de 1980, Edgar alcançou vôos impensáveis para quem labuta nesse meio. O trabalho de Edgar pode ser encontrado em álbuns independentes de...Renato LebeauRenato Lebeau[email protected]AdministratorIdealizador do Impulso HQ e amante dos quadrinhos, é pós-graduado em design gráfico. Seu sobrenome é uma homenagem a um super-herói mutante dos quadrinhos. Autor da pesquisa "Duas Linguagens em um Mesmo Universo - Os Limites e Fronteiras entre Design Gráfico e História em Quadrinhos", procura desesperadamente ser um mutante para se multiplicar e participar de todos os eventos de quadrinhos que gostaria.Impulso HQ
Deixe uma resposta