E editora Veneta lança nesse mês de setembro “A alma que caiu do corpo”, de André Toral, e Reanimator, de Juscelino Neco, duas HQs produzidas por autores nacionais que abordam temas bem diferentes.

Já disponível nas livrarias, livro de André Toral reúne histórias em quadrinhos sobre indígenas e aborda temas como antropofagia, xamanismo e feitiçaria em narrativas ficcionais que retratam a luta pela terra.

Na forma de histórias em quadrinhos, o autor traça um painel sobre o contato, quase sempre violento, entre brancos e indígenas ao longo da história do Brasil, desde o século XVII até os dias atuais, e resgata as soluções de sobrevivência encontradas pelos povos originários. Aqui, eles não são as vítimas ou perdedores, mas sujeitos e protagonistas de suas próprias histórias, algumas vezes narradas em primeira pessoa.

Além de um quadrinista cultuado, André Toral é antropólogo de formação e trabalhou por 30 anos com grupos indígenas brasileiros, como indigenista, pesquisador ou consultor de projetos. É nessa experiência que ele baseia seu trabalho, que, por vezes, ganha o tom de relatos etnográficos em quadrinhos.

A Alma que Caiu do Corpo (PB, Brochura, 104 páginas, 17 x 24 cm, R$59,90) reúne nove histórias criadas entre 1991 e 2010, publicadas originalmente no álbum Brasileiros (Conrad, 2009), na revista General e em várias outras publicações. O álbum aborda temas como antropofagia, xamanismo e feitiçaria em narrativas ficcionais que retratam a realidade das aldeias e a luta pela terra. Do mesmo autor de Holandeses (Veneta, 2017).

Já Reanimator (PB, brochura, 152 páginas, 15,5 x 22 cm, R$ 54,90) é a adaptação para os quadrinhos do conto Herbert West – The Reanimator, de HP Lovecraft. O novo livro de Juscelino Neco já está em pré-venda e tem lançamento previsto para 21 de setembro.

Um dos mais cultuados autores do século XX, revolucionário do gênero terror, H. P. Lovecraft encontra o enfant terrible do novo quadrinho brasileiro Juscelino Neco nesta adaptação de seu conto “Herbert West – The Reanimator”. Neste novo livro, Juscelino recria, com seu desenho lascivo e voluptuoso, o conto de 1921 na forma de uma iconoclasta sátira que leva ao extremo o enredo original.

Concebido como uma paródia do clássico Frankenstein, de Mary Shelley, o conto de Lovecraft narra a saga de um imprudente cientista que traz os mortos de volta à vida. Em Reanimator, sua adaptação para os quadrinhos, Neco homenageia e, ao mesmo tempo, ri de Lovecraft e de toda a cultura trash. Traz à tona o sexo reprimido na narrativa, em uma explosão de humor e beleza gráfica. Se na versão de Lovecraft os mortos renasciam como monstros canibais, na versão de Juscelino Neco eles renascem como… bem… não vamos estragar a surpresa.
Com obras publicadas em países como Estados Unidos, Rússia, Taiwan, França, Finlândia e Alemanha, Juscelino atinge agora um nível inédito no gênero terror brasileiro. O livro tem apresentação de Rafael Campos Rocha.

Uma das melhores revelações dos quadrinhos brasileiros dos últimos tempos, Juscelino Neco é autor de Parafusos, Zumbis e Monstros do Espaço (Veneta, 2013), Zumbis para Colorir (Veneta, 2015) e Matadouro de Unicórnios (Veneta, 2016) (publicado nos EUA, França, Rússia, Taiwan e vários outros países). Um especialista na fusão do terror com humor.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
André Toral e Juscelino Neco são os lançamentos de setembro da Venetahttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2020/09/reanimator-veneta.jpghttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2020/09/reanimator-veneta-150x150.jpgRenato LebeaunotíciasquadrinhosA alma que caiu do corpo,André Toral,H. P. Lovecraft,Herbert West,Juscelino Neco,Reanimator,VenetaE editora Veneta lança nesse mês de setembro “A alma que caiu do corpo”, de André Toral, e Reanimator, de Juscelino Neco, duas HQs produzidas por autores nacionais que abordam temas bem diferentes. Já disponível nas livrarias, livro de André Toral reúne histórias em quadrinhos sobre indígenas e aborda temas...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!