Resenha mangá: Tsumitsuki – O espírito da Culpa
Desde que a uma nova equipe editorial tomou a frente da JBC, a editora vem investindo em novos gêneros e apostando em um novo perfil de consumidor. Grande parte de seus últimos lançamentos refletem bem isso, com séries pouco conhecidas e voltadas para um publico mais velho com um ou outro blockbuster no decorrer do período.
Essa nova postura deu a chance a mangás como O Senhor dos Espinhos, The Innocent e Genshiken de chegarem às bancas brazucas e dar um novo folego para os leitores que estão cansados de ninjas, cavaleiros ou lutadores com poder de mais de 8 mil.
Tsumitsuki vem justamente para satisfazer um pequeno, mas sempre fiel leitor de terror oriental, com seus espíritos em busca de vingança, mortes grotescas embaladas por um clima poético e sombrio e que estavam órfãos desde Izumaki e Ringu lançados aqui pela Conrad, anos atrás. A escolha de Tsumitsuki não foi ao acaso, já que o responsável pelo roteiro e arte é Hiro Kiyohara, mesmo mangáka que assinou os desenhos de Another, outro título publicado pela JBC.
Quem acompanhou Another conhece o estilo delicado, sombrio e belo do autor, que casa perfeitamente com a narrativa que usa com maestria os mitos e lendas do folclore oriental. Há também aquela pegada de lenda urbana, que por mais que não levamos a sério ficamos com aquele insistente pensamento de “e se for verdade?”.
Com isso em mente, nenhum cenário seria mais adequado que uma escola (existe lugar melhor para a proliferação de lendas urbanas?) numa isolada e pacata cidade do interior. No passado, esse lugar foi tomado por youkais (demônios) que possuíam as pessoas, se alimentado dos sentimentos de culpa, até que a vitima se tornava o próprio espírito do remorso conhecidos como Tsumitsuki.
Para conter a ameaças dessas criaturas foi chamado um sacerdote, mas os Tsumitsukis nunca desapareceram, e cabe ao misterioso e manipulador Kuroe, um jovem de cabelos prateados, caçar e exterminar as criaturas. Curiosamente, apesar de ser o único personagem recorrente das quatro historias que formam o volume único de Tsumitsuki, Kuroe é pouco mais que um expectador da trama.
Quem realmente conduz as histórias são as estudantes do colégio e moradores da cidade que devido a dor e a imensa culpa que carregam em suas almas se tornam vítimas perfeitas dos demônios, e por tabela de Kuroe, que impassível a tristeza e dor dessas garotas apenas executa seu trabalho. Mas nem mesmo ele pode ocultar sua culpa para sempre…
A edição possui um ótimo acabamento gráfico, papel de boa gramatura no miolo além de uma impressão que merece muitos elogios e páginas coloridas no papel couchê, que ressaltam o estilo de colorização do artista e a ilustração em tons vermelhos do índice é particularmente bonita e encantadora. O logo da capa, no entanto, deixou a desejar assim como a contra capa, onde a ilustração usada no encadernado original foi substituída por uma ilustração preto e branca da própria HQ.
Apesar desse pequeno contra, considero Tsumitsuki um ótimo lançamento e mais que merece recomendações de compra. Vá já reservar o seu, especialmente porque está difícil achar esse volume nas bancas.
Tsumitsuki – Espírito da Culpa
Editora JBC
Roteiro e arte: Hiro Kiyohora
Volume único
13,5 x 20,5 cm
R$ 13,90

Gostei da resenha vou comprar p minha filha, ela agora esta entrando nesse mundo. Vlw p dica.