As novidades do Henshin+
Sábado, 8 de junho, a editora JBC realizou o evento Henshin+, que agora será anual, para divulgar para a mídia, as novidades e planos para o segundo semestre de 2013, sem contar as palestras e verdadeiras ‘aulas’ sobre o mercado editorial. Sem perder tempo, vamos logo que tem muita notícia!
Durante o bate-papo sobre incentivo a publicações nacionais, tanto literárias quando de mangás e HQ’s, Cassius Medauar (tradutor e gerente de Conteúdo da Editora JBC), anunciou um mega concurso de mangás que vai contar com a parceria do Consulado Japonês, dando chance de cinco novos autores publicarem em uma coletânea anual de material autoral. Seguem informações:
– Período de inscrições: de agosto ao mês de dezembro;
– As histórias devem conter de 24 à 32 páginas e serão julgadas por uma banca de especialistas (Fábio Yabu será um dos jurados);
– O concurso terá a parceria do Consulado Japonês, havendo a possibilidade de que o vencedor se inscreva também para o Internacional Manga.
-A inscrição internacional é opcional;
– Possivelmente os 5 primeiros colocados serão compilados em um volume publicado pela JBC;
– Existe a intenção de que o concurso seja anual;
– Informações adicionais somente em agosto.
Fábio Yabu, escritor, ilustrador e roteirista, criador de A Última Princesa, Combo Rangers, Princesas do Mar e Nerdbooks, trouxe páginas inéditas de Combo Rangers que irão agradar e muito os fãs. O quadrinhista complementou o papo falando sobre produção de quadrinhos autorais, dizendo que estamos num ótimo ano, onde o público está abraçando os quadrinhos, e o estímulo governamental só tende a aumentar, agora onde os ilustradores e roteiristas recebem por isto antecipadamente, não apenas a porcentagem do que vendem.
“Há alguns anos também, foi inserido na grade anual de livros requisitados pelo governo, quadrinhos, o que forçou as editoras a produzir uma leva dos mesmos, o governo hoje é o maior comprador de quadrinhos do Brasil”, completou Fábio.
A JBC explicou muito sobre seu método de trabalho, tradução e importação de material, passando uma proximidade a todos os fãs. Vale destacar a iniciativa da editora que foi muito bacana, um feedback muito positivo.
Durante o assunto traduções, a editora assumiu a postura de que as transposições japonês/português são pensadas de forma a atingir o maior número de pessoas, principalmente quando questionaram sobre a tradução dos mangás de Mirai Nikki – O diário do Futuro e Another.
Outro ponto importante é que a editora assumiu um compromisso com os seus leitores: um lançamento por mês! Além disto, várias promessas foram feitas para a nova fase de geração de conteúdo na editora.
Também esteve presente no evento, Sidney Gusman, jornalista e editor do Universo HQ e responsável pelo Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções. E obviamente que os futuros lançamentos das graphics novels da Turma da Mônica foram o tema central da sua palestra.
Sidney revelou que as Graphic Novels MSP já estão prontas, a última a ser publicada, Piteco, já está 1/3 pronta e aquarelada, e prometeu material de muito boa qualidade e acessível. Além de explicar todo o processo de criação do MSP, o editor deu uma explanada sobre o mercado de quadrinhos no Brasil, e ressaltou o crescimento e expansão. Segundo ele, todas as Graphic Novels e edições especiais da Turma da Mônica, irão para as bancas, com o intuito de atingir a maior quantidade possível de leitores, indo até mesmo pra Europa nos próximos meses.
Sidão, como é conhecido, contou como foi a reunião com Mauricio de Sousa para decisão dos artistas que produziriam as graphics novels, e como é trabalhar com um dos maiores nomes dos quadrinhos nacionais. Um ponto forte foi o relato da quantidade de e-mails recebidos pela Panini de leitores surpresos com a enorme gama de temas para mangás. “Há quadrinhos até para não-leitores de quadrinhos. Retalhos, Maus ou os próprios MSP’s”, afirmou Sidney.
Guilherme Kroll, editor da Balão Editorial, palestrou sobre como é ter uma editora em crescimento, o mercado complicado e cláusulas leoninas.
J. M. Trevisan, co-autor de Tormenta e tradutor da revista Rolling Stone também estava presente divulgando a HQ Ledd.
Por fim, mas não menos importante, foi divulgado o lançamento de Genshiken, King of Thorn, Ao no Exorcist, e Death Note Black Edition. E quando tudo parecia já ter acabado, todos indo embora, as luzes se apagam e é lançada a bomba: Sailor Moon!
Outros lançamentos anunciados pela editora são Madoka Magica, Tiger & Bunny, o retorno de Sora no Otoshimono, e o tão esperado Gurren Lagann.
No geral o evento foi muito positivo. Se o intuito da JBC foi se aproximar cada vez mais do público, o seu objetivo foi alcançado. Esperamos que ano que vem continue melhorando, pois estaremos lá!
Abaixo você confere alguns vídeos das palestras que estão postadas no canal e no site da editora JBC:
https://impulsohq.com/impulso-manganime/as-novidades-do-henshin/manganimeCassius Medauar,Fábio Yabu,Guilherme Kroll,Henshin,J. M. Trevisan,JBC,mangá,Sidney GusmanSábado, 8 de junho, a editora JBC realizou o evento Henshin+, que agora será anual, para divulgar para a mídia, as novidades e planos para o segundo semestre de 2013, sem contar as palestras e verdadeiras ‘aulas’ sobre o mercado editorial. Sem perder tempo, vamos logo que tem muita...Vini MoreiraVini Moreira[email protected]ContributorBrasileiro, ilustrador, karateca, designer e biruta. Mora em São Paulo e desenha tudo o que vê a todo o momento. Adora cinema, teatro e todas as artes marciais. É um leitor ávido de quadrinhos e mangás, e hoje, já fez amizade com o jornaleiro por comprar todos os títulos, todos mês. Em horas vagas, escreve para um dos maiores veículos de conteúdo digital voltado para o design no Brasil, o Choco La Design. E para o blog de Lazer, cultura e jornalismo, LazCult. www.facebook.com/vini.moreira.7 | www.behance.net/vmoreiras | vinimoreira.com.brImpulso HQ
Deixe uma resposta