Pensem em algum jogo de puzzles. Pensaram? Agora, imagine que você é um ser de outro mundo, com um braço mecânico.
Hob
Hob é um jogo focado completamente em puzzles. Jogos de puzzles são aqueles que o foco é em quebra-cabeças, como “puxe a alavanca 3 pra abrir a porta 4 e então pegue o item X pra colocar no pedestal V. Só assim você vai pra próxima fase.”
A estética do jogo remete ao steampunk, movimento literário que traz elementos que lembram as primeiras máquinas a vapor, fumaça, engrenagens, graxa e etc. Além disso, os gráficos não buscam ser realistas e, ao apostarem em um estilo cartunesco, a Runic Games criou uma identidade visual incrível.
Como o jogo funciona?
Uma das coisas que mais chama a atenção em Hob é a sua jogabilidade e o fato de que o game não dá tantas explicações quanto os outros jogos de hoje em dia.
Pegue “Bendy and the Ink Machine” como exemplo. Há cenas em que o protagonista diz “preciso falar com X pessoa”, e então, em seguida, aparece no canto da tela “Nova Missão: Fale com X pessoa”. Muitas vezes, esse acaba sendo um recurso que serve apenas para causar redundância.
Hob ganha pontos por não usar esse artifício. O único feedback visual que temos é a aparição de algum botão ao chegarmos perto de algo que seja interativo. Não nos é explicado o objetivo, nem o que devemos fazer para alcançá-lo. Isso aumenta a dificuldade, mas não torna nada impossível porque o jogo é incrivelmente intuitivo.
Outro ponto que vale a pena comentar sobre Hob é o design. Apesar de não ter diálogos, o game consegue contar uma história simples, mas gostosa e com interações do personagem com o cenário.
Quando vou conseguir jogar?
Se você gosta de jogos de exploração com muitos puzzles e aquela sensação de ir e voltar frequentemente com os novos poderes e melhorias para desbloquear novas áreas em locais antigos, Hob é um jogo pra você com certeza.
Hob foi lançado recentemente, 26 de setembro, e está disponível para Playstation 4 e PC.
Deixe uma resposta