Como será que um dos maiores nomes da literatura fantástica começa sua trajetória? Qual a história por trás do nome? Sem a autorização da família Tolkien, o filme estrelado por Nicholas Hoult chega aos cinemas para mostrar que o criador de uma das jornadas mais famosas do mundo também viveu uma vida de amizades e aventuras.
Vindo da África do Sul com sua mãe e seu irmão Hilary, John Ronald Reul Tolkien (Nicholas Hoult) mudou-se para o subúrbio de Birmingham. Já doente, a mãe falece e deixa os meninos apenas com suas histórias e a imaginação fértil.
Os cuidados dos irmãos Tolkien passam para a igreja e o padre amigo de sua mãe passa a cuidar de seus interesses, mudando os dois órfãos para a casa de uma tia, onde John conhece aquela será sua maior paixão, Edith (Lilly Collins).
Na escola Tolkien inicialmente tem que enfrentar um valentão, mas acaba por juntar-se a ele e mais dois amigos, formando o que seria a primeira Sociedade literária, a T.C.B.S. (Tea Club, Barrowian Society), que faz um grande paralelo com quatro amigos criados por Tolkien.
A vida de Ronald parece comum, apesar de jovens de 15 anos tomando chá e falando sobre arte e literatura pareça diferente aos nossos olhos. A diferença estava em como ele via as palavras, desde pequenos estudando idiomas diferentes e criando novos a partir deles. Para criar esses idiomas é necessário criar povos e a imaginação de Tolkien o leva às criaturas fantásticas.
A magia das palavras do autor é interrompida pela Primeira Guerra Mundial, mas pelo filme podemos pensar que escrever foi a maneira que ele encontrou de manter viva as amizades que perdeu pelo caminho.
As atuações do casal Hoults e Collins são sem dúvida uma das melhores de ambos, mas são as cenas dos quatro amigos que merecem mais atenção, onde podemos ver de onde Tolkien tirou inspiração para criar a amizade dos Hobbits.
É comum o cinema romantizar a vida de autores icônicos, especialmente britânicos ou ingleses, e fazer paralelos com suas obras. Vale citar filmes que vão pelo mesmo caminho que Tolkien e que podem agradar os amantes da literatura, como Em busca da terra do Nunca, que conta a história de J. M. Barrie, autor de Peter Pan, estrelado por Johnny Deep e Kate Wislet, e Miss Potter, autora de Peter Rabbit interpretada por Renée ZellWeger. Tolkien já pode juntar-se a essas lindas histórias.
Deixe uma resposta