Nós Assistimos – Perdido em Marte
“Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em marte. E, provavelmente, será a primeira pessoa a morrer no planeta vermelho.”
A convite da FOX Filmes, o Impulso HQ teve a oportunidade de assistir a cabine de imprensa do novo filme de Ridley Scott. Resumo: Matt Damon dá uma aula de como ganhar um Oscar com simplicidade em um filme de premissa inovadora, mas não mercenária.
Na história, já há muito conhecida, Mark Watney é um botânico enviado a Marte com uma equipe de astronautas pela NASA. A missão Ares 3 procura desbravar o planeta vermelho, fotografar e registrar o comportamento do orbe que está a 225.300.000 km de distância da Terra. Mas a tripulação sofre forte turbulência e acaba por abortar a missão, na fuga, Watney é dado como morto…
Mas Watney sobrevive mesmo no inóspito território, ele é atravessado pela antena da própria nave e se vê sozinho e com poucos suprimentos em um planeta sem água, e onde nada cresce. O abastecimento da nave deveria durar cerca de 31 dias, ele precisa racionar e manter o psicológico calmo apesar de estar milhares de quilômetros longe de casa. E pra piorar, seu resgate só virá em quatro anos.
O bom-humor de Watney é o que o mantém vivo, apesar da situação onde a morte é quase certa, ele tenta levar de uma forma não tão hostil. O filme é frenético, nos sentimos tão sufocados quanto ele, são quase 3 horas muito envolventes. Claro que o fato de haver piadas, palavrões e sátiras não infantiliza o filme, ele é recheado de ciência e muita botânica, mas isto não o torna nem um pouco maçante ou arrastado.
A forma que o filme trabalha com informações técnicas é muito bacana, temos descrições de experimentos e o universo sci-fi se desdobra na frente de espectadores que nem sabiam de sua existência.
O foco todo fica por conta de Matt Damon, que faz um ótimo papel, o personagem é muito bem estruturado, irônico, tem foco e é bem carismático. Brilhante. Você quer mesmo que ele se dê bem. Ao terminar o filme, é quase impossível não sentir falta de Watney, você inevitavelmente passou alguns anos com ele, com suas incertezas e conflitos.
A obra original é de Andy Weir, autor do livro que, sem dúvidas criou uma obra sem igual, e olha que era seu livro estreante. Ah, e o desfecho ainda consegue ser bem surpreendente, nada de clichês.
Perdido em Marte
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Drew Goddard
Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kate Mara, Chiwetel Ejiofor, Jeff Daniels, Michael Peña, Sean Bean, Donald Glover.
Produção: 20th Century Fox
Trilha sonora: Harry Gregson-Williams
Edição: Pietro Scalia
Fotografia: Dariusz Wolski
Duração: 120 min.

Deixe uma resposta