Nós assistimos: Em Ritmo de Fuga
Um Subaru WRX vermelho estacionado na porta de um banco aguarda os ladrões que entraram para assaltá-lo. Na direção e responsável pela fuga está Baby (Ansel Elgort, de A Culpa É das Estrelas), um motorista tremendamente habilidoso apesar da aparência frágil e da pele de bebê, e que por conta de um problema de audição só dirige ouvindo música (boa).
Baby ‘trabalha’ para Doc (Kevin Spacey, de House of Cards) e por conta de uma dívida com o criminoso é obrigado a fazer os serviços sem contestar.
Quem lê o texto até aqui pode imaginar que Em Ritmo de Fuga (Baby Driver, no título original) pode ser um subproduto de Velozes ou Furiosos. Engana-se. Trata-se de um dos filmes mais espertos dos últimos tempos, que só ganha pontos pelo trabalho de direção impecável de Edgard Wright (do clássico geek Scott Pilgrim Contra o Mundo).
Ao mesmo tempo em que dosa de forma perfeita os elementos de ação (perseguições e tiroteios), romance (Baby se apaixona pela garçonete interpretada por Lily James) e drama (o protagonista sofre com a morte precoce da mãe), Wright se esquiva da pieguice em todos os momentos e ainda recheia o filme com referências pop de primeira qualidade – Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, é homenageado de uma forma primorosa.
A escalação (e o desempenho) dos atores acompanha o ritmo. Além de Elgort, que ensaia seguir os passos de Leonardo DiCaprio e livrar-se do rótulo de galã-teen-e-nada-mais, Jamie Foxx enche a tela com seu vilão marrento e canastrão e John Hamm acerta no alvo como um amante bad boy.
Parte fundamental do filme e tão importante quanto qualquer outro personagem, a trilha sonora é um golaço. Predominantemente diegética, ela dá o tom das perseguições, sublinha os sentimentos e emoções dos personagens e funde-se aos diálogos. Estão nela nomes como The Beach Boys, Carla Thomas, Barry White, Queen e The Jon Spencer Blues Explosion (os dois últimos em momentos particularmente incríveis).
Nadando de braçada nas bilheterias americanas, Em Ritmo de Fuga tem deixado até a megaprodução Transformers: O Último Cavaleiro comendo poeira. Merece o sucesso e os louros por injetar inteligência em uma fórmula quase sempre refém de atores musculosos e com pouco a acrescentar.
Trailer:
Em Ritmo de Fuga
Direção e roteiro: Edgar Wright
Diretor de Fotografia: Bill Pope
Trilha Sonora: Steven Price
Elenco: Ansel Elgort, Jon Bernthal, Jon Hamm, Eiza González, Micah Howard, Lily James, Morgan Brown, Kevin Spacey, Morse Diggs, CJ Jones, Sky Ferreira, Lance Palmer, Hudson Meek, Viviana Chavez
Distribuidor nacional: Sony Pictures

Ainda não vi o filme, mas pela indicação da ótima trilha sonora que tive a oportunidade de ver e após essa resenha, a vontade só aumentou! Excelente crítica!
Filmes que a trilha sonora “grita” são sempre bem vindos! Quero ver! <3