A Disney encerrará as atividades da Blue Sky Studios, estúdio de animação responsável por franquias como “A Era do Gelo”, “Rio”, “Robôs”e outras animações de sucesso. De acordo com o site Deadline, segundo um porta-voz da Blue Sky, o motivo para o fechamento é a “realidade econômica atual” que impactou a indústria do cinema em diversos pontos, fazendo os executivos da Disney chegarem à conclusão que sustentar um terceiro estúdio de animação (além do Walt Disney Animation Studios e da Pixar) não era economicamente viável.
Antes de ser adquirida pela Disney, a Blue Sky era administrada pela 20th Century Fox, e entrou no pacote quando a Disney incorporou a Fox em 2019. Nessa negociação, estava incluso a franquia X-Men e a Blue Sky Studios.
A produtora localizada em Greenwich, no estado americano de Connecticut, terá as portas fechadas pela Disney em abril e a Disney pretende absorver parte dos 450 funcionários para seus outros estúdios. O brasileiro Carlos Saldanha, que dirigiu os filmes de “Rio” e vários dos longas de “A Era do Gelo”, era um consultor criativo sênior do estúdio.
Todas as franquias da Blue Sky Studios ficam sob o domínio da Disney que já tem planos para alguns personagens. Manny, Sid e Diego da franquia “A Era do Gelo” vão estrelar uma série de animação no Disney+, por exemplo, e também Aventuras de Buck Wild será lançado em 2022 diretamente no serviço de streaming da Disney.
Infelizmente, o longa original “Nimona” baseado na HQ de Noelle Stevenson, que teria produção-executiva de Carlos Saldanha, será abandonado. A trama apresenta um jovem metamorfo que se junta a um cientista louco para expor a corrupção do cruel monarca do reino em que os dois vivem.
O projeto mais recente da Blue Sky Studios foi Um Espião Animal (2019) e contou com as vozes de Will Smith e Tom Holland arrecadou US$ 171,6 milhões de dólares em bilheteria pelo mundo e já foi distribuído pela Disney. Rumores dizem que há intenção de que a trama se transforme em uma franquia.
Ao longo de quase 34 anos de existência, a Blue Sky Studios produziu 13 filmes que arrecadaram um total de US$ 5,9 bilhões nas bilheterias do mundo todo.
Deixe uma resposta