Cinema HQ – parte 10
Watchmen – Motion Comic
Você já ouvir dizer que os filmes baseados em Histórias em Quadrinhos nada mais são do que as mesmas em movimento. Mas, se compararmos o trabalho feito pela DC Comics no DVD “Watchmen – Motion Comic” vamos perceber que quadrinhos em movimento é outra coisa.
O DVD traz as doze revistas que compõem a obra clássica de Alan Moore e Dave Gibbons numa versão animada. Mas, não é um desenho animado e sim as próprias páginas das revistas com suas caixas de texto, balões e enquadramentos ganhando movimento, pouco, mas movimento. Trabalho interessante e inovado que merece nossa atenção.
Watchmen– O Filme
Desde seu lançamento na metade da década de 1980, a clássica HQ de Alan Moore e Dave Gibbons é cogitada para ser levada para as telas dado a seu grande êxito nas revistas do selo Vertigo da DC Comics dividida em 12 capítulos. Muitos formam os produtores e atores que produziriam e interpretariam a HQ na tela. Até Arnold Schwarzenner foi cogitado para viver Dr. Manhattan, mas o difícil foi convencer o ator a desfilar nu pelo filme.
Coube ao diretor Zack Snyder levar Watchmen para o cinema e o fez de forma correta. Procurou respeitar o roteiro e até os enquadramentos da HQ. Mais uma vez, tal como em V de Vingança, o roteirista Alan Moore pediu para não ter seu nome nos créditos. Mas, isso em nada desmerece o trabalho de Snyder.
Batman, Cavaleiro de Gotham
Este DVD de animação traz Batman em seis episódios que retratam os primeiros contatos do Homem Morcego com o submundo da criminalidade de Gotham City. A ideia dos produtores foi realizar um arco de histórias que se passariam entre os acontecimentos vistos nos filmes Batman Beggins (2003) e Batman, O Cavaleiro das Trevas (2008).
A animação conseguiu captar perfeitamente o aspecto sombrio dos filmes tornando-se uma referência nas adaptações de Batman para animações. Entre os inimigos do Morcego aparecem: Espantalho, Croc e o pistoleiro Deadshot. Imperdível!
Ilustração:Alex Doeppre (Novo Hamburgo/RS)
https://impulsohq.com/filmes-series/cinema-hq-parte-10/filmes & sériesnós assistimosAlan Moore,Batman,Cavaleiro de Gotham,Dave Gibbons,Watchmen,Zack SnyderWatchmen – Motion Comic Você já ouvir dizer que os filmes baseados em Histórias em Quadrinhos nada mais são do que as mesmas em movimento. Mas, se compararmos o trabalho feito pela DC Comics no DVD “Watchmen – Motion Comic” vamos perceber que quadrinhos em movimento é outra coisa. O DVD...Denilson ReisDenilson Reis[email protected]ContributorProfessor de História, músico e fanzineiro. Formado pela UFRGS é professor da Rede Publica do Estado do Rio Grande do Sul desempenhando atualmente a função de Vice-Diretor. Edita o Tchê, zine de quadrinhos desde 1987 e publica nomes consagrados do quadrinho nacional, o que levou o zine a receber o Troféu Risco. Recentemente saiu o CD-ROM Tchê Vol. 1 com os 20 primeiros números em versão digital. Denilson ainda é um dos responsáveis pelo site A Trincheira (www.atrincheira.com.br) produzido por historiadores do município de Alvorada/RS.Impulso HQ
O Alex fez uma análise interessante sobre os filmes, mas discordo sobre o filme de Watchmen dirigido por Snyder. Embora tenha uma produção razoável, o roteiro segue bem até metade da película, onde a trama começa a se desenrolar muito atropelada, sem falar que mudar o plano de Ozymandias da HQ para o filme foi uma ideia idiota. Mais maniqueísta ainda, foi o fato do Coruja bater no Veid ao final. Mais uma vez, a velha lógica dos norte-americanos se fez presente no cinema: não importa se está com a razão. É vilão? Porrada nele.
Enfim, a adaptação peca principalmente por ter de enfiar uma minissérie de seis edições em um filme de apenas três horas. Se fosse uma triologia, talvez ficasse melhor, mas Hollywood não quis arriscar. Snyder tem o mérito da tentativa de transpor de uma mídia a outra, mas no contexto geral, as falhas eclipsaram os acertos, portanto, o filme se tornou pra mim, na melhor das análises, esquecível. Abraços