Rio Comicon 2010
Evento reúne quadrinhos e cultura pop e acontece na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 14 de novembro
A Rio Comicon vai reunir uma programação que inclui exposições nacionais e internacionais, palestras, debates, oficinas, ciclo de animação, documentários sobre quadrinhos, lançamentos, shows, mega-livraria de HQ, stands de produtos pop e espaços para artistas independentes.
Segundo os organizadores, a primeira edição do Rio Comicon 2010 terá a grandiosidade da tradicional San Diego Comic Com, porém com foco no trabalho de autor – no que dialoga com eventos europeus como a Napoli Comicon e a Comica, de Londres cujos diretores estarão presentes no evento.
O evento que acontecerá na estação da Leopoldina, Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 14 de novembro, está sendo muito aguardado por todos os fãs de quadrinhos depois que o primeiro nome confirmado foi do italiano Milo Manara.
A expectativa aumentou depois da confirmação de outras estrelas internacionais como os ingleses Melinda Gebbie e Paul Gravett; o editor Claudio Curcio, pela Itália; os franceses François Boucq, Etienne Davodeau e Patrice Killofer; o americano dos quadrinhos alternativos Jeff Newelt; além dos hermanos argentinos Lucas Nine e Patricia Breccia.
Entre os convidados nacionais os nomes são Angeli, Eloar Guazzelli, Fábio Moon, Fido Nesti, Gabriel Bá, Kako, Laerte, Lourenço Mutarelli (que recebe homenagem especial), Marcelo Lelis, Orlando Pedroso, Ota, Rafael Coutinho e Rafael Grampá. Autores independentes também participam do evento em duas mesas. O coletivo Quarto Mundo também completa a lista de convidados.
Entre os destaques da Rio Comicon 2010, um espaço dedicado ao grande convidado dessa edição Milo Manara. A estrutura vai abrigar uma exposição de originais do artista, chamada “Manara in Brasile”, organizada especialmente para o evento. Manara, cuja vinda está sendo apoiada pelo Instituto Italiano di Cultura, vai participar de uma palestra sobre a sua obra. Entre os seus trabalhos, o mais famoso, sem dúvida, é a série de álbuns “Clic”, sobre um controle remoto que provoca orgasmos nas mulheres. Como não poderia deixar de ser, Manara declarou aos produtores do evento que “está ansioso para vir ao Brasil conhecer as mulheres brasileiras”.
Além de toda a agenda de atividades, o evento vai contar também com estandes de livrarias e produtos diversos da cultura pop, lançamentos editoriais e shows. Haverá ainda espaço para cosplay e action figure. A produção é da editora Casa 21, que traz o know how do Festival Internacional dos Quadrinhos (FIQ!) que acontece em Belo Horizonte desde 1999, sempre de dois em dois anos. Roberto Ribeiro, sócio da empresa, participou, também, da criação da Bienal Internacional dos Quadrinhos (no Rio, em 1991 e 1993; e em 1997 na capital mineira).
Segundo ele, apesar da associação mais imediata com a San Diego Comic Con, a maior do gênero no mundo, a Rio Comicon vai focar no trabalho de autor, nos moldes da Napoli Comicon e da Comica, de Londres. “O termo ‘comicon’ ajuda no contato com os autores estrangeiros e põe o Rio no mapa dos eventos internacionais”, esclarece Roberto.
A Rio Comicon 2010, tem site oficial www.riocomicon.com.br, lá você informações sobre os encontros, debates, exposições e oficinas, além da biografia dos convidados, localização e um blog exclusivo. Link para redes sociais, informações para imprensa, vídeos e fotos sobre o universo HQ são outros serviços oferecidos.
Visitação
O Rio Comicon 2010 estará aberto à visitação de 09 a 14 de novembro de 2010 das 13:00 às 22:00 horas.
O público visitante do Rio Comicon 2010 terá acesso ao evento adquirindo ingressos através da Ingresso Rápido pela internet, pontos físicos de venda e calls centers a partir de outubro e na bilheteria da Estação Leopoldina a partir do dia 04 de novembro.
Ingressos:
Os ingressos custam R$ 10 para o público geral. Estudantes pagam R$ 5, mediante a apresentação de carteirinha. Crianças com até 12 anos e maiores de 60 anos têm a entrada gratuita. Pessoas portadoras de deficiência física estão isentas de pagamento.
Estacionamento no local com manobrista.
https://impulsohq.com/eventos/rio-comicon-2010/eventosAngeli,Claudio Curcio,Eloar Guazzelli,Etienne Davodeau,Fábio Moon,Fido Nesti,François Boucq,Gabriel Bá,Jeff Newelt,Kako,Laerte,Lourenço Mutarelli,Lucas Nine,Marcelo Lelis,Melinda Gebbie,Milo Manara,Orlando Pedroso,OTA,Patrice Killofer,Patricia Breccia,Paul Gravett,Quarto Mundo,Rafael Coutinho e Rafael Grampá,Rio ComiconEvento reúne quadrinhos e cultura pop e acontece na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 14 de novembro A Rio Comicon vai reunir uma programação que inclui exposições nacionais e internacionais, palestras, debates, oficinas, ciclo de animação, documentários sobre quadrinhos, lançamentos, shows, mega-livraria de HQ,...Renato LebeauRenato Lebeau[email protected]AdministratorIdealizador do Impulso HQ e amante dos quadrinhos, é pós-graduado em design gráfico. Seu sobrenome é uma homenagem a um super-herói mutante dos quadrinhos. Autor da pesquisa "Duas Linguagens em um Mesmo Universo - Os Limites e Fronteiras entre Design Gráfico e História em Quadrinhos", procura desesperadamente ser um mutante para se multiplicar e participar de todos os eventos de quadrinhos que gostaria.Impulso HQ
Yes… i also really like to visit this new place, your idea is good.
O MAnara salva o evento, o resto parece uma edição carioca do FIQ. Evelto PAU NO COOL. Caras underground, pseudo intelectuais, quadrinhos de humor, muita coisa tosca. O Bá e o Moon, legal, mas 4 mundo ———-, muita ——– reunida, muita mesmo. Eu queria ver os caras que fazem quadrinhos mensais, cadê? Só li uma coisa no grampá, já esqueci, eu queria ver quem realmente vive disso. Os organizadores parecem que vivem num mundo de fantasia, não custava mandar passagens para caras realmente fodas, que dão o sangue, desenham muito no lugar de tirando alguns nomes, um bando de vagabundo vendedor de gibi que meia duzia lê.
Eu fui na comicon, aquilo que era evento. O Eddy Barrows, ivan reis, com uma multidão dando valor, querendo ver eles. Caras que no Brasil não são valorizados. O Talento, caras. O talento. Não é por ser Brasileiro, é por ser bom. Cade os caras nesse evento? Cadê o Bené Nascimento, o cara sabe muito. Cadê os grandes desenhistas de HQ de ação? Querem entupir agente com esses quadrinhos PAU NO COOL! O pessoal irá conhecer coisas novas e sentir falta do que gosta de verdade, é fato.
Sinceramente senti falta de grandes nomes da Marvel e da DC, quadrinhos pra mim é sinônimo de super-heróis e acho que um evento que leva Comicon no nome deveria ter no mínimo um ou dois artistas desta área como convidados. Esta con…venção já nasce alternativa demais, tão qual o FIQ de Belo Horizonte que já tive a oportunidade de ir….muita coisa de quadrinhos independentes e pouca coisa de quadrinhos de super-heróis. Espero que numa próxima edição isso mude. Empolgação 0 pra esta Comicon….