ZAHAR comemora 60 anos com eventos, promoções e livro sobre seu fundador
De julho a dezembro, a editora ZAHAR irá celebrar 60 anos em 6 meses com eventos e promoções. O ponto alto das comemorações será o lançamento, no fim do ano, do livro A marca do Z: a vida e os tempos do editor Jorge Zahar. De autoria do jornalista e escritor Paulo Roberto Pires, com projeto gráfico assinado pelo designer Victor Burton, a obra revela ainda a trajetória da editora e um período importante na história do mundo dos livros.
Confira um pouco da historia da editora:
Em julho de 1957 chegava às livrarias o primeiro título publicado pela Zahar Editores, com seu logotipo característico: um grande Z cortado por um livro aberto. Fundada por Jorge Zahar, editor pioneiro na publicação de ciências sociais no Brasil, a Zahar Editores encerrou suas atividades em 1984, depois de quase 30 anos e tendo contribuído para a formação de algumas gerações de universitários e intelectuais.
Em 1985 o editor começou do zero uma nova casa que levava seu nome, Jorge Zahar Editor, tendo como sócios seus filhos Ana Cristina e Jorginho. Desde então passaram-se mais de 30 anos e, ao todo, mais de 3 mil títulos foram publicados com a marca do Z.
A editora ampliou a abrangência de seu catálogo e do público, renovando a tradição em formar cidadãos conscientes e informados. Fortaleceu áreas como a filosofia e a psicanálise; manteve o interesse nas ciências sociais em geral, voltando-se também para música, matemática, ciência, gastronomia, biografias e clássicos da literatura. Apostou em autores até então pouco conhecidos no país, como Zygmunt Bauman, e continuou a investir em obras de referência.
Quando completou meio século de atuação repaginou seu visual, adotou o nome pelo qual é reconhecida, Zahar, e um novo logotipo que remetesse às raízes da editora e refletisse a mudança que a projeta para o futuro.
Nos últimos 10 anos, novas coleções e nichos de publicação foram desenvolvidos, como a coleção Clássicos Zahar – em edições comentadas ou formato bolso de luxo – e o selo infantojuvenil Pequena Zahar. Ambas as iniciativas receberam vários prêmios e reconhecimento geral. A editora foi também uma das pioneiras na publicação de e-books. Hoje, com Ana Cristina e Mariana Zahar – esta, a terceira geração da família, no comando – se mantém uma editora independente.
Para celebrar esses 60 anos foi criado um selo comemorativo. O mote adotado por Jorge Zahar – “A cultura a serviço do progresso social” – foi renovado. O novo lema destaca o papel da editora ao longo de sua história, dando conta do desafio presente e reafirmando seu compromisso: “Tradição em compartilhar conhecimento.”
https://impulsohq.com/eventos/programe-se/zahar-comemora-60-anos-com-eventos-promocoes-e-livro-sobre-seu-fundador/https://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/07/zahar.jpghttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/07/zahar-150x150.jpgprograme-seA marca do Z,Jorge Zahar,Paulo Roberto Pires,Victor Burton,ZaharDe julho a dezembro, a editora ZAHAR irá celebrar 60 anos em 6 meses com eventos e promoções. O ponto alto das comemorações será o lançamento, no fim do ano, do livro A marca do Z: a vida e os tempos do editor Jorge Zahar. De autoria do jornalista...Vini MoreiraVini Moreira[email protected]ContributorBrasileiro, ilustrador, karateca, designer e biruta. Mora em São Paulo e desenha tudo o que vê a todo o momento. Adora cinema, teatro e todas as artes marciais. É um leitor ávido de quadrinhos e mangás, e hoje, já fez amizade com o jornaleiro por comprar todos os títulos, todos mês. Em horas vagas, escreve para um dos maiores veículos de conteúdo digital voltado para o design no Brasil, o Choco La Design. E para o blog de Lazer, cultura e jornalismo, LazCult. www.facebook.com/vini.moreira.7 | www.behance.net/vmoreiras | vinimoreira.com.brImpulso HQ
Deixe uma resposta