A Tinta Fresca, evento gratuito de experiências gráficas e feira de publicações, chega a sua terceira edição no Espaço Cultural Porto Seguro, nos dias 26 e 27 de maio, sábado e domingo, das 12h às 19h. No evento organizado em parceria com a Lote 42, o público poderá aprender na prática diversos tipos de impressão de forma gratuita e aberta.
O Espaço Cultural Porto Seguro oferece, também, uma programação musical preparada especialmente para os dois dias de evento. No sábado (26), a cantora e compositora LaBaq faz show às 15h e a discotecagem fica por conta do DJ Formiga (Vinil é Arte). Já no domingo (27) será o show do trio Zé Pereira, também às 15h, e discotecagem de DiMangaba.
Serigrafia, tipografia, corte e dobra, carimbos e estêncil serão técnicas ensinadas ao longo do dia. Basta se aproximar de uma das mesas e experimentar as especificidades de cada técnica – um profissional da área estará disponível para instruir e esclarecer dúvidas. Não é necessário pagar inscrição ou levar material. Há ainda oficinas mais aprofundadas, com 60 minutos de duração, de xilogravura, gravura em metal e encadernação, agendadas em horários específicos durante o evento.
As imagens impressas nas diversas oficinas são o resultado de um levantamento visual dos artistas Gilberto Tomé e Danilo de Paulo, da editora-ateliê Gráficafábrica. Assim como na edição de 2017, o bairro de Campos Elíseos, no entorno do Espaço Cultural Porto Seguro, serviu de inspiração para a criação de imagens e registros de placas, cartazes, nomes de prédios, entre outros elementos visuais.
O público ficará livre para misturar diferentes linguagens gráficas e criar publicações únicas durante o evento. As obras impressas poderão ser levadas para casa.
O PortoFabLab, laboratório de fabricação digital do Espaço Cultural Porto Seguro, estará aberto ao público durante os dois dias. O laboratório conta com especialistas e máquinas de fabricação digital, como cortadora laser e impressora 3D, para a realização de experimentos voltados para o diálogo entre arte e novas tecnologias. Na visita, é possível conhecer os projetos já realizados, ver as máquinas em funcionamento e entender como foram criadas as peças usadas nas oficinas de estêncil, carimbo, serigrafia e xilogravura do Tinta Fresca.
Também haverá uma feira de editoras e artistas que exploram os limites do papel e da arte gráfica. Será a chance do público conhecer na prática técnicas de impressão e encadernação artesanal. Ao todo, mais de 60 editoras, artistas e coletivos vão participar da Tinta Fresca 2018.
“A realização de uma feira com publicações independentes, oficinas e programação musical colabora com nossa proposta de ser um lugar de encontro e difusão do conhecimento”, explica Marco Griesi, diretor geral do Espaço Cultural Porto Seguro.
Tinta Fresca – Experiências Gráficas e Feira de Publicações
26 e 27 de maio das 12h às 19h
Classificação etária: Livre | Entrada gratuita
Espaço Cultural Porto Seguro
Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos
São Paulo – SP
Deixe uma resposta