Selecionada pelo Rumos Itaú Cultural, HQ mostra o aumento da desigualdade social e do racismo na cidade de Porto Alegre nos anos 1920

No dia 8 de setembro, às 17h, Ana Luiza Koehler lança a história em quadrinhos Beco do Rosário, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, em live no Youtube e Facebook da Editora Veneta, com bate-papo com o jornalista e crítico do segmento, Érico Assis.

Ainda, nas demais terças-feiras do mês – dias 15, 22 e 29 –, sempre às 20h, a quadrinista participa de lives nas páginas de Instagram das gibiterias Monstra, Ugra e Itiban, como parte das ações de lançamento da HQ.

“É estranho e interessante ao mesmo tempo me comunicar com os leitores no lançamento via web”, diz a autora. “Em tempos normais, seria um roteiro de eventos bem movimentado, mas agora estão surgindo soluções muito boas que certamente chegaram para ficar.” Beco do Rosário já está à venda nas livrarias de todo o país.

Fruto de extensa pesquisa histórica, realizada em seu curso de mestrado no Programa de Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o livro retrata o conturbado processo de expansão de Porto Alegre (RS) nos anos 1920, marcado pela desigualdade social e pelo racismo.

Na febre pela modernização e com o objetivo de europeizar a cidade, os habitantes mais pobres, em grande parte negros, foram colocados para fora do campo de visão. “É importante fazer quadrinhos sobre histórias brasileiras, voltarmos o olhar para as nossas cidades e criarmos em cima delas”, afirma Ana Luíza.

É por meio de histórias e laços de três personagens que o livro retrata as mudanças na paisagem da capital gaúcha. Vitória, moradora do Beco do Rosário, prestes a ser demolido para dar lugar a uma avenida moderna, é uma jovem negra com grandes ambições e talento para a escrita, sonha em se tornar jornalista. Para isso, enfrenta os estigmas de uma sociedade racista e patriarcal. Teo, seu amigo de infância, pertence a uma rica família de imigrantes e volta para Porto Alegre após se formar engenheiro no exterior, cheio de novas ideias para a cidade. Fabrício é um jovem artista negro que não consegue ver seu talento valorizado no mercado de trabalho.

Lives com as Gibiterias

No dia 15, Ana participa de live no perfil @monstra.art. A Monstra é filha da Gibiteria, saudosa loja de quadrinhos no coração da Praça Benedito Calixto, em São Paulo. Reduto dos gibis e xodó dos autores, a Monstra oferece uma vasta gama de gêneros e tipos: dos super-heróis a gibis independentes.

No dia 22, a conversa é com a @ugra_press, uma editora, loja e produtora localizada na Rua Augusta (SP). Tem como principal foco a fomentação e divulgação da cultura independente.

Por fim, no dia 29, a live é na página da @itibancomicshop, que nasceu em 1989 e se tornou referência no cenário do quadrinho nacional. Continua fiel ao espírito faça você mesmo e fuck Amazon.

Os bate-papos acontecem às 20h, no Instagram.

Ana Luiza Koehler lançará HQ Beco do Rosário em livehttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2020/08/beco-do-rosario-veneta-itau-cultural.jpghttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2020/08/beco-do-rosario-veneta-itau-cultural-150x150.jpgRenato Lebeaueventosprograme-seAna Luiza Koehler,Érico assis,Beco do Rosário,itiban comic shop,Monstra,Rumos Itaú Cultural,Ugra PressFacebook Twitter Instagram Youtube Selecionada pelo Rumos Itaú Cultural, HQ mostra o aumento da desigualdade social e do racismo na cidade de Porto Alegre nos anos 1920 No dia 8 de setembro, às 17h, Ana Luiza Koehler lança a história em quadrinhos Beco do Rosário, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, em live no...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!