Comic Con RS: como foi
Quase duas décadas depois, Porto Alegre foi palco de um novo evento de quadrinhos voltado para a temática comics, ou se preferirem, super-heróis. Mas, claro que não foi só sobre super-heróis que se discutiu, debateu e se apresentou nas palestras, painéis e bate-papos da Multiverso Comic Con RS.
Já estamos acostumados aos eventos de anime/mangá, voltados para a cultura pop japonesa, mas se fazia necessário um evento como a Comic Con e por isso os organizadores estão de parabéns.
O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de setembro, nas dependências do colégio Marista São Pedro e trouxe uma série de convidados para discutir o tema quadrinhos ou arte sequencial. Além dos convidados, teve as salas temáticas, os stands de vendas e a área dos Fanzines (publicações independentes).
Entre os convidados, estiveram presentes os desenhistas Ivan Reis (Aquaman), Eddy Barrows (Superman), Daniel HDR (Lady Death), Erica Awano (Holy Avenger) e Fábio Yabu (Combo Rangers). Todos falaram sobre suas carreiras, além de discutirem sobre o mercado norte-americano e também o brasileiro de histórias em quadrinhos. Também travaram contato direto com o público no espaço de autógrafos, tirando fotos e fazendo sketch.
Outros profissionais de destaque no cenário nacional dos quadrinhos que também participaram do evento foram o jornalista Sidney Gusman, que emprestou todo o seu conhecimento sobre quadrinhos em uma série de painéis sobre edição de revistas, o mercado de quadrinhos e a criação do site UniversoHQ, o roteirista Lancast Mota que falou sobre seu trabalho na Maurício de Sousa Produções, Santiago e Azeitona falaram sobre os cartunistas gaúchos.
Outros temas abordados foram o cinema e web comics com Maurício Saldanha e Edson Gandolfi e o espaço para os fanzines com Denilson Reis e Rodjer Goular. O trio do Zine Supreme (Azeitona, Santolouco e Pax) também autografou sua obra. Veja a resenha HQB de Zine Supreme, clicando aqui.
Embora Porto Alegre não esteja acostumada com esta proposta de evento, que teve um público bastante reduzido se comparado com os eventos de cultura pop japonesa, as quase três mil pessoas que compareceram deixaram claro que existe um público sedento por esta temática de quadrinhos. Esperamos que os organizadores preparem anualmente este encontro para fortalecer a arte sequencial no Sul do Brasil.
Para mais imagens do evento acessem o blog do Fanzine Tchê. Também é possível ver o painel “Como está o espaço para os fanzines?” acessando o youtube.
https://impulsohq.com/eventos/comic-con-rs-como-foi/cobertura de eventoseventosAzeitona,Érica Awano,Daniel HDR,Denilson Reis,Eddy Barrows,Fábio Yabu,IVAN REIS,Lancast Mota,Multiverso Comic Con,Pax,Rodjer Goular,Santolouco,Sidney GusmanQuase duas décadas depois, Porto Alegre foi palco de um novo evento de quadrinhos voltado para a temática comics, ou se preferirem, super-heróis. Mas, claro que não foi só sobre super-heróis que se discutiu, debateu e se apresentou nas palestras, painéis e bate-papos da Multiverso Comic Con RS. Já estamos...Denilson ReisDenilson Reis[email protected]ContributorProfessor de História, músico e fanzineiro. Formado pela UFRGS é professor da Rede Publica do Estado do Rio Grande do Sul desempenhando atualmente a função de Vice-Diretor. Edita o Tchê, zine de quadrinhos desde 1987 e publica nomes consagrados do quadrinho nacional, o que levou o zine a receber o Troféu Risco. Recentemente saiu o CD-ROM Tchê Vol. 1 com os 20 primeiros números em versão digital. Denilson ainda é um dos responsáveis pelo site A Trincheira (www.atrincheira.com.br) produzido por historiadores do município de Alvorada/RS.Impulso HQ
Eventos desta natureza são essenciais para a expansão dos
quadrinhos como arte legítima e merecedora de destaque.