Cobertura CCXP 2015 – Criando grandes vilões com Timothy Zahn
E passou a Comic Con Experience 2015. Maior, melhor, e com MUITO mais atrações. O Impulso HQ irá publicar uma série de posts sobre cada painel e parte do evento. A CCXP deste ano foi épica, e se você não foi, pode ficar tranquilo que vai saber tudo o que aconteceu por aqui!
Na quinta feira, entre os mais de 20 painéis, começamos por nada menos que Timothy Zahn, o premiado novelista de ficção científica nos deu uma brilhante aula sobre como criar vilões carismáticos e enigmáticos em qualquer universo, nos passando técnicas e mapas que ele mesmo criou com sua longa carreira.
Timothy é melhor conhecido por sua obra com Star Wars, a Trilogia Thrawn (consistindo de Herdeiros do Império, O Despertar da Força Negra e A Última Ordem – todos publicados aqui no Brasil pela editora Aleph) que, junto com Dark Empire, reanimou o Universo Expandido da série.
A trilogia é aclamada por fãs como os melhores livros do universo expandido, a série legends ganhou mais e mais visibilidade graças a obra de Zahm. Ele também escreveu a duologia The Hand of Thrawn (Specter of the Past, e Vision of the Future – ainda não traduzidos no Brasil) e recentemente, ele escreveu Survivor’s Quest, Outbound Flight, Allegiance, Choices of One e Scoundrels, e como se isto não bastasse, ainda foi convidado á participar do roteiro de vários quadrinhos e histórias curtas, como Mara Jade: By the Emperor’s Hand.
Os personagens de Zahn são tão mágicos que ele teve de ceder a licença de seus personagens para o Star Wars Card Game, embora com algumas atualizações, os fãs pediram tanto e por tanto tempo, que foi impossível evitar.
Na aula de Timothy, aprendemos a deixar de lado as travas de vilões e falas previsíveis para pensar muito adiante do decoro, usando de auras perturbadoras, arrogância e poder.
Mas no fim das contas, o que é preciso para criar um vilão realmente convincente?
Os melhores vilões são aqueles em que o leitor ou espectador, consegue sentir a maldade emanar, aqueles que tem motivações tão grandiosas, que fazem com que você acabe torcendo por ele, ele cativa e leva você por caminhos que um herói jamais levaria. Muitos escritores apelam para explicações menos complexas e usam caminhos mais fáceis, e acabam por cometer o erro de transformar o vilão em um personagem totalmente substituível e medíocre.
Segundo Timothy, a imprevisibilidade e a motivação dos vilões que os tornam marcantes, e com isto, você precisa saber se ele se encaixa na sua história como um todo, e não importa se ele é um extraterrestre ou espírito, você tem de humanizá-lo com um certo drama. Como Vader, que quando Anakin, foi corrompido pelo lado negro, ou o Coringa, que passou maus bocados na mão de seu pai alcoólatra. Vilões que intrigam e contorcem seu fígado.
Para isto, muitas vezes ele precisa emanar uma vulnerabilidade inesperada em um momento oportuno, mostrando que suas razões são humanas. O ponto chave é a empatia.
Foi uma aula muito construtiva de um professor altamente capaz, e se você quiser saber mais, é só ler seus livros, que cativam o mundo todo com personagens que tem uma intrincada teia de emoções.
Você impulsivo leitor que não ficou ligado, o Impulso HQ fez uma cobertura fotográfica e com as notícias dos painéis durante os quatro dias da Comic Con Experience. Para conferir, acesse o nosso Instagram, clicando aqui.
https://impulsohq.com/eventos/cobertura-de-eventos/cobertura-ccxp-2015-criando-grandes-viloes-com-timothy-zahn/https://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/Timothy-Zahn-ccxp.jpghttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/Timothy-Zahn-ccxp-300x300.jpgcobertura de eventosCCXP,Comic Con Experience,Star Wars,Timothy Zahn,Trilogia ThrawnE passou a Comic Con Experience 2015. Maior, melhor, e com MUITO mais atrações. O Impulso HQ irá publicar uma série de posts sobre cada painel e parte do evento. A CCXP deste ano foi épica, e se você não foi, pode ficar tranquilo que vai saber tudo o...Vini MoreiraVini Moreira[email protected]ContributorBrasileiro, ilustrador, karateca, designer e biruta. Mora em São Paulo e desenha tudo o que vê a todo o momento. Adora cinema, teatro e todas as artes marciais. É um leitor ávido de quadrinhos e mangás, e hoje, já fez amizade com o jornaleiro por comprar todos os títulos, todos mês. Em horas vagas, escreve para um dos maiores veículos de conteúdo digital voltado para o design no Brasil, o Choco La Design. E para o blog de Lazer, cultura e jornalismo, LazCult. www.facebook.com/vini.moreira.7 | www.behance.net/vmoreiras | vinimoreira.com.brImpulso HQ
Deixe uma resposta