A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), em parceria com o ColetiveArts, irá transformar o Quiosque da Cultura (Gravataí/RS) em um enorme fanzine. A proposta da exposição, que conta com a curadoria do ilustrador e “agitador” Cultural Jorginho, é homenagear o Fanzine Tchê, o mais longevo do Brasil que em 2020 completa 30 anos de atividade.

Poderão ser conferidas na mostra histórias em quadrinhos, textos, editoriais e ilustrações que fizeram a história da publicação. Passaram pelas páginas do Tchê grandes artistas dos quadrinhos brasileiros: Júlio Shimamoto, Mozart Couto, Laudo Ferreira Jr., Henry Jaepelt, Joacy Jamys, Edgar Franco, Gazy Andraus, Daniel HDR, Jorginho e Adão Júnior entre outros.

Mas o que é um fanzine? Segundo a Wikipédia, “um fanzine (aglutinação de fã e magazine ou zine) é uma publicação não profissional e não oficial, produzida por entusiastas de uma cultura particular fenômeno (como um gênero literário ou musical) para o prazer de outros que compartilham seu interesse”.

Então se você gosta de quadrinhos, desenhos, poesias, rock e do underground visite a Exposição “Tchê, 30 anos”, de 14 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020, das 9h às 18h no Quiosque da Cultura. No dia 13 de fevereiro estão programadas atividades abertas ao público e gratuitas, iniciando com uma oficina de Fanzines às 14h30min, ministrada por Jorginho e às 16h a projeção do documentário “Fanzine Tchê, 30 anos de resistência”. Para finalizar haverá um bate-papo com Denilson Reis, Paulo Kobielski e Alex Racor, produtores do documentário.

Criação de Denilson Reis, a publicação Tchê ganhou em 2018 o Prêmio Ângelo Agostini na categoria Melhor Fanzine. Denilson Reis é Professor de História, roteirista de quadrinhos e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação aperiódica até os dias de hoje. Em 2017 o zine ganhou um documentário produzido pela 8-80 Filmes.

Para participar das atividades gratuitas, agende seu grupo pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3600.7345.

Exposição Tchê, 30 anos
De 14 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Quiosque da Cultura
Praça Leonel de Moura Brizola, s/nº
Gravataí – RS
(51)3600.7345)

Exposição Tchê, 30 anoshttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2020/01/Tchê-30-anos-1.jpghttps://impulsohq.com/wp-content/uploads/2020/01/Tchê-30-anos-1-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seColetiveArts,Denilson Reis,TchêFacebook Twitter Instagram Youtube A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), em parceria com o ColetiveArts, irá transformar o Quiosque da Cultura (Gravataí/RS) em um enorme fanzine. A proposta da exposição, que conta com a curadoria do ilustrador e “agitador” Cultural Jorginho, é homenagear o Fanzine Tchê, o mais longevo do...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!