Se você é uma daquelas pessoas que, ao ouvirem na mesma frase as palavras “quadrinhos” e “Saci-Pererê”, “Curupira” ou “Boitatá”, já torcem o nariz (por imaginar uma história “água com açúcar” para crianças ou um daqueles velhos discursos ufanistas sobre qual seria o tema dos quadrinhos brasileiros) é bom rever seus conceitos.

Esta magistral HQ escrita e desenhada por Giorgio Galli tem como proposta apresentar esses folclóricos personagens em suas versões originais: “histórias de terror, feitas para assustar”, como diz o autor no editorial da obra.

Por isso, não espere nesta edição de estréia aquele Saci brincalhão que gosta de pregar peças nas pessoas (fruto das adaptações para contos infantis e televisão). O Saci que encontramos aqui é um espírito de um garoto escravo, que foi violentamente assassinado (com uma de suas pernas decepadas) e perambula pela Terra protegendo outras crianças vítimas de agressão doméstica.

E como, infelizmente, nossa sociedade esta cheia de exemplos desse tipo de agressão, o espírito do Saci ressurge nos dias atuais “protegendo” os pequeninos.

“Protegendo” esta entre aspas porque a violência do Saci é tanta que a defesa das crianças se dá apenas no plano físico, o psicológico, certamente, fica permanentemente abalado com os métodos do Saci.

E cabe a Salomão Ventura a tarefa de caçar esse espírito antes que ele faça mais vítimas (fatais e mentais).

Obviamente, é uma HQ de terror que sabe explorar as características do gênero, espalhando cenas sanguinárias ao longo de toda a edição.

O desenho precisa de mais atenção na figura masculina (que aqui ficaram meio cartum), mas apresenta várias qualidades necessárias ao gênero, como uma arte-final que explora grandes áreas negras, uso de retículas e texturas que dão mais impacto às cenas, diagramação dinâmica que foge do lugar comum e diversos closes, em vísceras e nos olhos, que transmitem a sensação de terror que a história quer contar.

Uma ótima opção aos fãs do gênero.

Um dos melhores lançamentos do ano e forte candidato a revelação!

Salomão Ventura – Caçador de lendas 1
Autor: Giorgio Galli
Revista Independente
24 páginas
Data: Junho de 2010
R$ 3,00
Contato: http://www.salomaoventura.blogspot.com

Alexandre Manoelresenha hqbCaçador de lendas,folclore,Giorgio Galli,HQB,resenha,Revista Independente,Salomão VenturaSe você é uma daquelas pessoas que, ao ouvirem na mesma frase as palavras “quadrinhos” e “Saci-Pererê”, “Curupira” ou “Boitatá”, já torcem o nariz (por imaginar uma história “água com açúcar” para crianças ou um daqueles velhos discursos ufanistas sobre qual seria o tema dos quadrinhos brasileiros) é bom...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.