Produto, de Rafael Química, é uma edição curtinha, num formato pequeno, sem palavras e muito curiosa.

A edição contém duas histórias que se complementam – ou uma única dividida em duas partes. A primeira, narra as “aventuras” de um tomate que sonha em ser modelo de quadro, nas tradicionais paisagens mortas, mas acaba sendo vendido para uma fábrica de enlatados.

A segunda parte retrata as condições dos pequenos agricultores. O trabalho é uma dura crítica ao mercado de ações, de arte e aos valores da sociedade de um modo geral.

O grande desafio da obra era narrar a trama de forma clara, mesmo sem o auxílio de textos, e Rafael Química se sai muito bem na tarefa. Seu desenho não é nenhuma oitava maravilha do mundo, mas é funcional e isso é tudo que um desenho para quadrinhos precisa ser. Interessante são os recursos que o autor utiliza para destacar o tomate da história em meio a uma safra inteira. A HQ é em preto em branco, mas utiliza cores em determinados objetos.

A parte gráfica também merece destaque, com impressão da capa em papel Kraft e o contato do Serviço de Atendimento ao Consumidor.

No final das contas é uma diferente, divertida e bem feita HQ de crítica e sátira aos costumes da sociedade.

Produto
Autor: Rafael Química
Publicação independente
16 páginas
Data: Agosto de 2011
R$ 7,50
Contato: http://quimicarafa.blogspot.com/

Alexandre Manoelresenha hqbHQB,Produto,Rafael Química,resenhaProduto, de Rafael Química, é uma edição curtinha, num formato pequeno, sem palavras e muito curiosa. A edição contém duas histórias que se complementam – ou uma única dividida em duas partes. A primeira, narra as “aventuras” de um tomate que sonha em ser modelo de quadro, nas tradicionais paisagens...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.