petalas-gustavo-borges-cris-peterNo livro Narrativas Gráficas, de Will Eisner, no capítulo Narradores ele fala da “a história totalmente gráfica” e cita alguns iniciadores nas narrativas contadas apenas em imagens, são eles: Frans Masereel, Otto Nückel e Lynd Ward. Essa tradição de contar histórias em quadrinhos apenas com imagens tem no Brasil um bambambam, Gustavo Duarte, que fez alguns belos trabalhos nessa linha. Agora é a vez de outro Gustavo mostrar o seu talento nessa mesma linha.

Com apenas 20 anos, Gustavo Borges conseguiu um feito e tanto: apoio recorde no site de financiamento coletivo Catarse para o seu projeto de HQ. Em apenas dois dias Pétalas conseguiu alcançar a sua meta para produção, e depois disso passou a ser considerado um “case” de crownfunding no Brasil.

petalas-gustavo-borges-cris-peter-2Talento e seriedade em apenas 2 anos mais ou menos de carreira. Acredito que esse seja o diferencial desse menino que cada dia grava o seu nome no hall de novos e promissores destaques na produção nacional. Pétalas não é o seu primeiro trabalho, anteriormente, esse quadrinhista do sul do Brasil publicou dois álbuns independentes: A Entediante Vida de Morte Crens e Edgar.

Com essa seriedade, Gustavo conseguiu convencer a colorista Cris Peter (que já trabalhou para editoras como Marvel e DC Comics) a se unir em seu projeto de quadrinhos que conta a comovente história do encontro de um mágico, um garoto e seu avô.

petalas-gustavo-borges-cris-peter-3Pétalas é um conto mudo e fechado que onde a vida, a amizade, a morte e o renascimento são tratados com beleza e delicadeza. A HQ nos apresenta a história de “uma família de raposas cuja vida é transformada pela chegada de um estranho visitante durante um rigoroso inverno”, sim, essa é a sinopse oficial e não há muito a dizer além disso. É um conto curto, apenas um recorte de uma situação que é representada em desenhos limpos e delicados que transformam todos os personagens em seres cativantes.

No conjunto, a HQ atinge o seu objetivo: é uma história simples e rápida que deixa o leitor atento a cada detalhe e com aquele suspiro quando chega ao fim. As belas cores de Cris Peter dão vida e ambienta todo o cenário, dando uma profundidade espacial as cenas que deixam cada quadro uma mais delicado que o outro.

petalas-gustavo-borges-cris-peter-4Quer mais? O álbum ainda conta com uma galeria de arte com autores convidados e Gustavo e Cris contando mais sobre o seu processo de criação.

Um amigo argentino dono, junto com seus pais, de uma livraria em Buenos Aires pediu indicação de alguns quadrinhos brasileiros, ele ficou de boca aberta com a beleza de Pétalas. É isso, não há como resumir de melhor forma. Pétalas é um quadrinho que irá te impressionar e no final te emocionar. Vale muito a pena ter o seu exemplar.

Pétalas
Marsupial Editora e Tambor Quadrinhos
Roteiro e Arte: Gustavo Borges
Cores: Cris Peter
Acabamento Brochura
Colorido
56 páginas
17 x 25 cm
R$ 20,00

***

Milt-Gross-ele-foi-mau-pra-elaNo livro de Eisner, não é citado um nome, Milton(Milt) Gross. Ele era um mestre do humor. Me apaixonei pelo seu traço em 1977 quando ganhei uma enciclopédia de quadrinhos. Mais de 30 anos depois outro presente: Modern Art, de Crayg Yoe. O livro da Fantagraphics que fala do casamento entre arte e quadrinhos traz a arte anárquica e genial de Milt Gross. O quadrinhista também desenhou um romance gráfico lançado em 1930 que foi editado em Portugal que merecia uma edição brasileira: Her done her wrong (Ele foi mau para ela).

Deixo aqui algumas imagens do livro. Uma beleza extraordinária.

 

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/petalas-gustavo-borges-cris-peter-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/petalas-gustavo-borges-cris-peter-1-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbCris Peter,Gustavo Borges,Marsupial,Pétalas,Tambor QuadrinhosNo livro Narrativas Gráficas, de Will Eisner, no capítulo Narradores ele fala da “a história totalmente gráfica” e cita alguns iniciadores nas narrativas contadas apenas em imagens, são eles: Frans Masereel, Otto Nückel e Lynd Ward. Essa tradição de contar histórias em quadrinhos apenas com imagens tem no Brasil...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.