Notas-de-um-Tempo-Silenciado-Robson-Vilalba-BesouroBox-3Dos tempos da Ditadura Militar, dois fatos foram muitos próximos de mim e, por isso, muito marcantes: em 1970 meu irmão foi procurar emprego no centro de São Paulo (na época morávamos em São Miguel Paulista), ele foi pela manhã de trem, quando chegou à estação do Brás havia vários caminhões da PM, era a chamada Operação Bandeirantes (o alvo: os suspeitos de serem inimigos do regime), meu irmão foi detido. Seu crime? Sua carteira de trabalho estava em branco. Só foi solto tarde da noite.

Quatro anos depois, uma peça foi encenada no ginásio do colégio e falava dos 10 anos da “Revolução”. Era só uma grande bobagem, sem pé nem cabeça, e eu estava perto do palco. Nesse tempo sempre havia um PM que ficava no pátio da escola. A diretora chegou perto do sargento e perguntou: “espero que nada tenha ofendido o senhor?”.

Sim. Esse era o clima, não importa onde você estivesse. Qualquer coisa era motivo para você ser suspeito.

Notas-de-um-Tempo-Silenciado-Robson-Vilalba-BesouroBoxLembro-me de uma tira das “Cobras”, do Luiz Fernando Veríssimo, uma cobra corre sendo perseguida pelo personagem Asa Dura, a outra pergunta, ”você fez algo?” a outra responde “não, mas não posso provar!” a outra começa a correr junto, “tá correndo por quê?”, “sou cúmplice!”.

E lembrar, para quem viveu aquela época pode ser muito doloroso. Lembrar é preciso. Relembrar a história, mesmo que de um período negro é necessário. Então por que não fazer isso em quadrinhos?

O autor e ilustrado Robson Vilalba transformou a sua premiada série publicada na Gazeta do Povo, jornal de Curitiba em um livro em histórias em quadrinhos e desde junho desse ano já pode ser encontrado em livrarias e lojas especializadas. O quadrinho nacional Notas de um Tempo Silenciado marca a estreia do selo 8 Graphics, resultado da fusão entre a Editora 8Inverso e a Edições BesouroBox.

Notas-de-um-Tempo-Silenciado-Robson-Vilalba-BesouroBox-2Vilalba com essa sua série de textos “Pátria Armada, Brasil” que aborda a época da Ditadura Militar no Brasil foi o vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2014. Nos quadrinhos ele reúne 13 capítulos que vão desde os primeiros incidentes que levaram ao Golpe Militar, a alguns desconhecidos fatos ocorridos no Paraná, como a história de um agente duplo, a atuação da guerrilheira Sônia, a repressão aos grupos indígenas ou a atuação de Osvaldão Guerrilheiro do Araguaia até as raízes do movimento Black no Brasil.

Sobre esse último tópico, vale lembrar que Toni Tornado foi preso em 1971 quando cantou a música “Black Is Beautiful” com Elis Regina. Ao final, o cantor fez o gesto do movimento dos Panteras Negras, e por isso saiu algemado do palco.

Notas-de-um-Tempo-Silenciado-Robson-Vilalba-BesouroBox-1Esse é o cerne de Notas de um tempo silenciado. Apesar de reunir 13 capítulos aparentemente distintos, todos têm em comum o fato de serem histórias que não foram contadas e por isso, algumas vezes esquecidas, e infelizmente, algumas silenciadas…

Com o seu traço forte e em preto e branco, Vilalba apresenta fatos e personagens nebulosos dos anos da ditadura militar no Brasil com um olhar profundo sobre aquele período, sempre com um caráter jornalístico e com um tom de denúncia e reflexão. As notas no final do livro deixam mais claro alguns acontecimentos da época. Deveria ser leitura obrigatória para quem prega a volta da Ditadura.

Falando em não esquecer, lembrei da frase do escritor George Santayana, “quem ignora o passado está condenado a repeti-lo”.

Notas de um tempo silenciado
Edições BesouroBox
Roteiro e arte: Robson Vilalba
16 x 24 cm
104 páginas
R$ 38,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/08/Notas-de-um-Tempo-Silenciado-Robson-Vilalba-BesouroBox-41.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/08/Notas-de-um-Tempo-Silenciado-Robson-Vilalba-BesouroBox-41-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqb8 Graphics,BesouroBox,ditadura militar,Notas de um Tempo Silenciado,Robson VilalbaDos tempos da Ditadura Militar, dois fatos foram muitos próximos de mim e, por isso, muito marcantes: em 1970 meu irmão foi procurar emprego no centro de São Paulo (na época morávamos em São Miguel Paulista), ele foi pela manhã de trem, quando chegou à estação do Brás havia...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.