Saga-Volume-Um-Devir-historias-quadrinhosNa antiga TV Tupi havia uma sessão para crianças e adolescentes chamada “Rataplã” com seriados e animês, e um dos meus preferidos era Super Homem do Espaço*, um garoto filho da união de um terrestre e uma mulher e outro planeta. Foi certeiro. Ler Saga,HQ lançada em 2014 pela Devir Livraria, me remeteu direto à essa série e me trouxe lembranças de muitas outras histórias.

O primeiro volume de Saga, premiada série criada e escrita por Brian K. Vaughan (Y: O último homem) e ilustrada por Fiona Staples (The Authority), foi uma surpresa para os leitores. Primeiramente porque a Devir Livraria vem passando por uma fase meio ruim, podemos por assim dizer, além de ficar um bom tempo sem publicar quadrinhos, a sua periodicidade não tem sido das melhores. A segunda surpresa veio pelo título em si. A série ganhou vários prêmios (seis Eisner Awards, cinco Harvey Awards e o British Fantasy Award) e é considerada uma temática adulta. Seria um aposta arriscada da editora ou mais um título de space opera para o seu catálogo? Lembrando que a Devir é a mesma que publicou Incal e a Casta dos Metabarões.

Saga-Volume-Um-Devir-historias-quadrinhos-2No melhor estilo fantasia, Saga foi publicada originalmente em 2012 como revista mensal pela Image Comics, e logo no início da aventura, Alana e Marko estão em uma pequena oficina, a mulher dá a luz a pequena Hazel, e em seguida os três escapam das forças da coalizão.

Aqui me lembrei de “Super Homem do Espaço”. Hazel bem que poderia ser a encarnação do personagem principal da série animada. No desenho, o problema era que os dois planetas estavam em guerra (seus pais morreram por causa do conflito), o menino tinha um sinal (uma estrela ao lado do olho) igual a sua mãe e era rejeitado tanto pelos habitantes da Terra, como do outro planeta e quando havia alguma ameaça aos inocentes, se transformava no herói mascarado.

Ok, eu sei, aqui Hanzel é apenas um bebê, mas não posso deixar de mencionar que toda a narrativa é contata pelo visto da recém-nascida, o que deixa nós leitores em um ponto de vista diferente da ação. São dois soldados (Alana e Marko) em lados opostos numa longa e devastadora guerra intergalática, que lutam para garantir que sua filha continue viva.

Saga-Volume-Um-Devir-historias-quadrinhos-3Agora filmes com casais que estão sempre em fuga e sempre caçados existem alguns que estão entre meus preferidos. Acredito que o tema começa com “Vive-se uma só vez” de Fritz Lang, continua com “Amarga Esperança” de Nicholas Ray, segue com “Mortalmente Perigosa” de Joseph H. Lewis e termina com “Terra de Ninguém” de Terrence Malick. Nenhum desses apaixonados termina bem, como já tinha acontecido há 400 anos com Romeu e Julieta.

Ao contrário dos diálogos apaixonados de Romeu e Julieta, aqui temos a língua afiada de Alana e Marko, e a história narrada por Hazel onde acompanhamos os três sendo perseguidos pelas forças em luta e um free-lancer caçador de recompensas espaciais e sua gata falante. Vendo esse cenário percebemos o motivo da série ter ganhado tantos prêmios, roteiro bem pensado e estruturado e uma arte que dificilmente se encontra nas HQs de bancas.

Saga Volume Um chegou à redação do Impulso HQ graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop, e confesso que o único motivo que pode te afastar da leitura dessa grande obra é preço, R$59,90. Mas se você está procurando algo realmente diferente e que valha a pena guardar Saga é uma boa opção. A Devir caprichou e a boa impressão e a capa dura até fazem justificar (um pouco) o valor.

Saga-Volume-Um-Devir-historias-quadrinhos-4Apesar de parecer uma história batida ou até mesmo conhecida por muitos, “casal de povos diferentes que desafia os conflitos entre raças para constituir família”, fica bem evidente que nesses tempos de disputas na nossa Terra, que parecem nunca ter fim, Brian K. Vaughan e Fiona Staples querem falar de tolerância entre povos. Está contida nas páginas dessa HQ a crítica ao comportamento social, à instituição da família, racismo e guerra.

E nada como o amor entre dois guerreiros de raças diferentes para falar desta delicada questão.

Saga – Volume Um
Devir Livraria
Roteiro: Brian K. Vaughn
Arte: Fiona Stapples
Capa dura
168 páginas
18,4 x 27,2 cm
R$ 59,90

*O meu lado saudosista não poderia de deixar aqui o vídeo de Super Homem do Espaço. Aproveitem!

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/08/Saga-Volume-Um-Devir-historias-quadrinhos-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/08/Saga-Volume-Um-Devir-historias-quadrinhos-1-300x300.jpgFloreal AndradeNas bancas / Nas livrariasBrian K. Vaughan,Devir,Fiona Staples,Image Comics,SAGANa antiga TV Tupi havia uma sessão para crianças e adolescentes chamada “Rataplã” com seriados e animês, e um dos meus preferidos era Super Homem do Espaço*, um garoto filho da união de um terrestre e uma mulher e outro planeta. Foi certeiro. Ler Saga,HQ lançada em 2014 pela...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.