dois-irmaos-quadrinhos-na-cia-gabriel-ba-e-fabio-moonUm dia desses numa livraria de quadrinhos minha amiga Fernanda D’Umbra pegou o volume de Dois Irmãos nas mãos e me perguntou: você já leu? Não eu ainda não havia lido e ela me contou como se emocionou ao ler a história de Yaqub e Omar, em quadrinhos, lançada aqui no Brasil em março de 2015 pela Quadrinhos na Cia e produzida também pelos dois irmãos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon.

Quando o romance de Milton Hatoum foi lançado há 15 anos, uma amiga de trabalho, que era neta de libaneses e uma leitora voraz, logo que terminou a leitura me emprestou o livro e confesso que já não lembrava quase nada do romance, o que foi uma bênção! A releitura em formato de quadrinhos foi uma das coisas mais prazerosas da minha vida.

dois-irmaos-quadrinhos-na-cia-gabriel-ba-e-fabio-moon-3Logo no prólogo vemos Zana escavando com as mãos o quintal de sua velha casa, no hospital algum tempo depois escutamos sua última pergunta: “meus filhos já fizeram as pazes?”

Pronto, depois disso você já está enfeitiçado pela obra que irá apresentar um complexo drama familiar em uma narrativa não linear. Ambientada em Manaus do século XX, Dois Irmãos apresenta a família do casal Zana e Halim, imigrantes libaneses que dedicavam ao comércio e aos três filhos: Rânia, a caçula, e os gêmeos Omar e Yaqub.

São por meio desse artifício de voltar no tempo e pelo narrador que conhecemos mais essa família tradicional de Manaus. A mãe Zana, super protetora de Omar, o pai Halim, que viu a sua esposa se afastar cada vez mais após o nascimento dos gêmeos, a irmã Rânia, sempre mais calma, da empregada Domingas e até do narrador, filho de Domingas, cujo nome e seu pai só vamos ficar sabendo nas últimas páginas.

Claro que o grande conflito gira em torno da relação de Omar, o impulsivo, que se entrega à boemia, paixões e até algumas atividades duvidosas e Yaqub, o calmo e calado, que é afastado da família após um incidente com o irmão e se dedica aos estudos e ao rancor.

dois-irmaos-quadrinhos-na-cia-gabriel-ba-e-fabio-moon-5Adaptar um dos mais importantes livros da literatura brasileira recente certamente foi um grande desafio. Não só pela tarefa em si, mas pela obra escolhida. Em seu texto original, Milton Hatoum nos apresenta além de todo um contexto histórico, como um amor de infância cortou os laços entre os irmãos por toda vida e como as feridas não foram apenas no coração, mas também na carne.

Bá e Moon souberam colocar em traço de maneira objetiva alguns planos de fundo que no texto original pode ficar subentendido ou até mesmo passar despercebido, como o amor quase incestuoso da mãe pelo caçula Omar, sempre se intrometendo na vida amorosa do filho, a amargura do pai, que com o nascimento dos filhos perde a cada dia a sua adorada, e a relação do filho de Domingas com os irmãos.

Em toda a obra os caminhos que os dois irmãos percorrer são totalmente opostos e ao mesmo tempo se encontram. Durante toda a leitura me veio uma lembrança de uma frase do filme Vidas Amargas, de Elia Kazan, que eu assisti na TV quando era adolescente: “você não pode conquistar a afeição de uma pessoa combatendo-a a todo instante”.

dois-irmaos-quadrinhos-na-cia-gabriel-ba-e-fabio-moon-4É esse embate que transforma Dois Irmãos em uma obra única, e esse drama, que cruza gerações, agora transformado em quadrinhos traz toda a arquitetura de Manaus em grandes planos e um detalhamento incrível da natureza e dos ambientes internos, tudo retratado em preto e branco com um trabalho luz e sombras pela dupla de irmãos que, ao contrário dos gêmeos da obra, em conjunto produzem um material de qualidade ímpar. Com os seus desenhos eu senti os anos passarem. Senti os anos passarem para a vida de uma família, de uma cidade e de um país.

Em minha opinião, Dois Irmãos é o melhor trabalho dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá. Adaptação brilhante e desenhos de uma beleza sem igual. Agora sei o porquê do brilho nos olhos da Fernanda ao falar desse livro em quadrinhos.

Dois Irmãos
Quadrinhos na Cia.
Autores: Fábio Moon e Gabriel Bá
Adaptação da obra de Milton Hatoum
Acabamento Brochura
232 páginas
18 x 24, 50 cm
R$ 39,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/dois-irmaos-quadrinhos-na-cia-gabriel-ba-e-fabio-moon-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/dois-irmaos-quadrinhos-na-cia-gabriel-ba-e-fabio-moon-1-300x300.jpgFloreal AndradeNas bancas / Nas livrariasDois Irmãos,Fábio Moon,Gabriel Bá,Milton Hatoum,Quadrinhos na CiaUm dia desses numa livraria de quadrinhos minha amiga Fernanda D’Umbra pegou o volume de Dois Irmãos nas mãos e me perguntou: você já leu? Não eu ainda não havia lido e ela me contou como se emocionou ao ler a história de Yaqub e Omar, em quadrinhos, lançada...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.