Tropas-Estelares-Robert-A-HeinleinRobert A. Heinlein, autor de Tropas Estelares, chega na Aleph para reforçar o experiente time de autores de ficção científica da editora

Robert A. Heinlein nasceu em 7 de julho de 1907 e passou a sua infância em Kansas City. Suas observações das coisas e valores de seu tempo e lugar (segundo ele, “O Cinturão Bíblico”) teve uma influência significativa no seu trabalho como escritor. A sua experiência na Marinha Americana foi a segunda grande influência em sua obra. Heinlein graduou-se na Academia Naval dos Estados Unidos em 1929, e trabalhou como oficial. Possuiu diversas mudanças sobre sua visão política durante toda a vida, apesar de ter sido sempre patriótico e apoiador das Forças Armadas Americanas. Foi defensor liberal e libertário.

Vencedor do prêmio Hugo pelo livro Tropas Estelares um dos maiores clássicos da ficção científica mundial, fez carreira ao lado de grandes nomes da era de ouro da ficção científica, como Isaac Asimov, Athur C. Clark, Ray Bradbury, entre outros. Foi nomeado Grão-Mestre da Science Fiction Writers, em 1974. Recebeu quatro Hugo Awards por seus romances e mais três Retro Hugo Awards pelos romances publicados antes da criação do Hugo Awards.
Heinlein publicou mais de 32 livros e inúmeros contos. Seus romances renderam adaptações para quatro filmes, duas séries de TV, vários episódios de uma série de rádio, um jogo de tabuleiro. Ele faleceu em 1988. Há uma cratera em Marte, batizada com o seu nome.

Tropas-Estelares-Robert-A-Heinlein-2Quando soube do relançamento do livro Tropas Estelares, que serviu de inspiração para o clássico filme homônimo, não pude deixar de ler na primeira oportunidade. Eu já sabia que as diferenças entre a obra escrita e a versão cinematográfica eram grandes, mas não imaginava que fossem tão gritantes. Além dos nomes dos personagens, dos planetas e de algumas nomenclaturas, nada mais é aproveitado.

Enquanto o filme foca mais na ação e na guerra em si contra os Aracnídeos, o livro trata-se de um relato da vida de um soldado desde o seu alistamento, passando por todo o seu treinamento até culminar na sua vida durante a guerra, mas ao mesmo tempo falando muito pouco da guerra em si.

A humanidade havia sofrido um colapso no final do século XX e ressurgido graças aos esforços altruístas do militarismo. Agora a sociedade é dividida entre civis e cidadãos, sendo os civis aqueles que não cumpriram o período mínimo de dois anos de serviço militar e, portanto, não tem poder político nenhum. Os cidadãos, por sua vez, que cumpriram o seu período de serviço ou os veteranos aposentados são os únicos que tem direito ao voto. Sob o manto da Federação a pena de morte é institucionalizada e as punições mais “brandas” são chicotadas em praça pública. O autor por várias vezes coloca a culpa do colapso da sociedade do século XX na falta de punições exemplares.

O livro se passa em futuro distante e distópico (ou utópico, na visão de alguns, inclusive do autor). O leitor acompanha a vida de Johnnie Rico era um jovem de uma família abastada que tinha a sua vida toda planejada pelo seu pai. Ele iria para a Universidade de Harvard, iniciaria sua carreira profissional e depois assumiria os negócios da família.

No entanto, influenciado pelos ensinamentos do seu professor de História e Filosofia Moral e pelo exemplo de seu amigo Carl, Johnnie resolve se alistar na Federação Terrana. Ele é mandado para o Acampamento Arthur Currie para iniciar o seu treinamento básico de soldado.

Tropas-Estelares-Robert-A-Heinlein-3O treinamento em si é tudo aquilo que imaginamos que seja o treinamento de um tropa armada de elite, com toda a tortura psicológica e física necessária para se eliminar os indivíduos considerados fracos e condicionar os soldados a obedecer ordem sem contestar. Johnnie é constantemente instruído para se tornar um soldado exemplar, seja no manuseio de armas ou nos trajes especiais do exército, mas principalmente na ideologia de se estar lutando por um bem maior.

Acompanhamos o desenvolvimento de um personagem interessante, com suas indagações sobre a moral humana e reflexões filosóficas, porém de maneira sutil dentro de uma ficção científica. Durante a leitura somos levados pelos momentos pré-exército de Johnnie, seus problemas com o alistamento e por fim seu rigoroso treinamento, em se tornar uma máquina mortal de combate.

A descrição dos combates e da capacidade mental dos insetos e sua organização social, também é outro aspecto bem interessante do livro. Não existe grandes plot twists para nos chocar durante a leitura, pois o foco está no militarismo e ideologias do autor, porém ao abordar a temática em meio ao futurismo da narrativa acaba se limitando no quesito “científico” dessa ficção. Tudo isso não atrapalha a leitura rápida e que se torna essencial para os fãs que curtem outros estilos de ficção e que foram inspiradas em Heinlein.

Tropas-Estelares-Robert-A-Heinlein-4Tropas Estelares traz um enredo repleto de ação, tecnologia, superação de desafios, guerras espaciais e complexas relações políticas e humanas. A obra foi adaptada para o cinema pelo diretor Paul Verhoeven. O filme de 1997, mesmo sendo bastante fraco em relação ao livro, se tornou “cult” entre os fãs. Gerou duas sequências, uma terceira em animação digital, um seriado também digital e pelo menos um “game”.

Fora a revitalização do interesse no livro, que antes do filme só havia aparecido aqui no Brasil através da clássica coleção portuguesa “Argonauta”, onde foi publicado como “Soldado no Espaço”. O filme é geralmente descrito como muito inferior ao livro, mas é uma excelente aventura de ação, é basicamente um filme de guerra, deve ser encarado como diversão pura.

Já o livro, é ficção científica da melhor qualidade. Quanto ao conteúdo ideológico, bem, o livro é anterior a “Um Estranho numa Terra Estranha”, foi escrito sob o maior clima pesado da Guerra Fria… Não é de se estranhar. Mas realmente, para quem não gosta de militarismo, não vai empolgar.

Os livros de Robert A. Heinlein são lidos e cultuados ainda hoje por uma legião de fãs de todas as idades. Heinlein, além de ótimo contador de histórias, também era um visionário. Em muitos dos seus livros ele antecipou em décadas grandes descobertas científicas, como o telefone celular, o colchão d’água, armamentos bélicos e o exoesqueleto atualmente em testes no exército norte-americano, visto no filme No Limite do Amanhã e no videogame.

Tropas-Estelares-Robert-A-Heinlein-5Por fim, devo dizer que é um livro complicado, espero que os leitores tenham discernimento e saibam separar a ficção da ideologia política do autor, para um lado e para o outro. O problema com as “lições da história” é que em geral as enxergamos melhor depois de quebrarmos a cara. Por mais que toda a propaganda política que o livro faz, não conseguia deixá-lo de lado. A narrativa em primeira pessoa te faz se sentir mais próximo do personagem à medida que ele vai se transformando de jovem mimado em super soldado salvador da pátria. É inegável o porquê Robert A. Heinlein é considerado um dos três maiores autores da Ficção Científica junto a Isaac Asimov e Arthur C. Clarke.

Com um trabalho totalmente novo para essa edição de relançamento, a Editora Aleph ainda finaliza a obra publicando a entrevista feita com Ugo Bellagamba e Éric Picholle, dois biógrafos do autor Robert A. Heinlein, em que podemos conhecer um pouco mais da importância do autor para o gênero. A editora Aleph confirmou o lançamento do livro “Um Estranho numa Terra Estranha” para esse ano mal posso esperar para ler o livro mais famoso do autor é bem menos controverso ideologicamente.

Tropas Estelares
Editora Aleph
Autor: Robert A. Heinlein
Tradução: Carlos Angelo
Acabamento: Brochura
364 páginas
16×23 cm
R$ 39,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/02/Tropas-Estelares-Robert-A-Heinlein-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/02/Tropas-Estelares-Robert-A-Heinlein-1-300x300.jpgDiego Limafora das HQsAleph,Carlos Angelo,Robert A. Heinlein,Tropas EstelaresRobert A. Heinlein, autor de Tropas Estelares, chega na Aleph para reforçar o experiente time de autores de ficção científica da editora Robert A. Heinlein nasceu em 7 de julho de 1907 e passou a sua infância em Kansas City. Suas observações das coisas e valores de seu tempo e...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.