As-Aventuras-de-Robin-Hood-Zahar-Alexandre-Dumas-1Um dos personagens da literatura mundial mais conhecidos e mais encarnados na história ganhou uma caprichada edição pela editora Zahar. “As Aventuras de Robin Hood: edição comentada” é uma edição de luxo que reúne pela primeira vez os dois volumes de Alexandre Dumas sobre Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões e O Proscrito.

Além do texto integral em excelente tradução, a edição traz ainda dezenas de notas, cronologia e uma esclarecedora apresentação. Para quem não sabe, a versão de Alexandre Dumas para a lenda de “Robin Hood” foi publicada em 1873 e nesta edição comentada há muitas informações sobre a produção dessa versão da lenda.

Robin Hood no traço do brasileiro Sam Hart para a HQ "Outlaw: The Legend of Robin Hood"
Robin Hood no traço do brasileiro Sam Hart para a HQ “Outlaw: The Legend of Robin Hood”

Originalmente ambientado na Inglaterra nos séculos XII e XIII, sob os tempos e reino de Ricardo Coração de Leão e das Grandes Cruzadas, o livro traz as aventuras de um dos foras da lei mais conhecidos do mundo, e apesar disto, um agente de justiça e da igualdade. Robin Hood (conhecido em Portugal como Robin dos Bosques) é um herói mítico inglês que roubava do governo para dar de volta à aqueles pagavam impostos exagerados. Um jovem muito hábil no arco e flecha e que vivia com seu bando na floresta de Sherwood, seu melhor amigo, João Pequeno, Frei Tuck, Allan Dale e vários outros peculiares moradores. Robin Hood preserva para a eternidade o espírito aventureiro, e foi imortalizado ao longo dos anos com o papel do ladrão que levada dos ricos aos pobres.

A escrita de Dumas é divertida e bem descontraída, sua linguagem de texto é bem simples e você acaba que nem percebe as mais de 600 páginas. A diagramação foi pensada para dar um “respiro” na leitura e vale a pena lembrar que a Editora Zahar é uma das editoras que possui o melhor trabalho em edições de luxo no Brasil, capas lindas, um bom e durável matéria e com toneladas de material extra, como já mostramos na resenha de Sherlock Holmes por aqui.

Outro esclarecimento de dúvida frequente, Robin Hood não foi nem de longe criado por Alexandre Dumas, o personagem já era conhecido na Inglaterra há muitos anos em lendas e músicas tradicionais, e até mesmo Shakespeare já usou do personagem, que já recebeu várias séries, livros e quadrinhos e recentemente ganhou espaço na série Once Upon a Time.

Robin Hood e a sua versão Lego
Robin Hood e a sua versão Lego

A versão da Zahar fez com que o antigo clássico retomasse espaço em minha prateleira, ótima leitura, altamente recomendada para os nerds de plantão e fãs de literatura.

As Aventuras de Robin Hood

Editora Zahar
Autor: Alexandre Dumas
Tradutor: Jorge Bastos
633 páginas
16 x 23 cm
R$ 69,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/02/As-Aventuras-de-Robin-Hood-Zahar-Alexandre-Dumas.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/02/As-Aventuras-de-Robin-Hood-Zahar-Alexandre-Dumas-300x300.jpgVini Moreirafora das HQsAlexandre Dumas,As Aventuras de Robin Hood,Jorge Bastos,Robin Hood,ZaharUm dos personagens da literatura mundial mais conhecidos e mais encarnados na história ganhou uma caprichada edição pela editora Zahar. “As Aventuras de Robin Hood: edição comentada” é uma edição de luxo que reúne pela primeira vez os dois volumes de Alexandre Dumas sobre Robin Hood: O Príncipe dos...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.