zine_royale_4

O continente sul americano conta com 13 países, quase 18 milhões de km², diversidade geográfica imensa, rica variedade étnica e cultural, e uma história geral e política capaz de se tornar o foco de vida e trabalho de vários pesquisadores, professores, e artistas. Mas conhecemos realmente nosso continente? Nos o consideramos parte dele?

Além da questão já conhecida da barreira lingüística que separa o Brasil dos demais países hispânicos, é interessante observar as diferenças entre os próprios países que falam castelhano. A divisão, de acordo com textos do escritor uruguaio Eduardo Galeano, pode ser interna, derivada da cultura popular de cada região, como também externa, fruto das colonizações impostas a esse pedaço de terra.

Dominação que muda de nome com os anos, mas persiste até os dias de hoje. Fomentada a separação, não sabemos muito sobre nossos vizinhos, e vice-versa. Na questão da produção cultural, esse abismo aumenta. Exceto pelos aspectos turísticos, desconhecemos pontos fundamentais de cada povo, suas motivações e os significados de seus códigos. Por fim, desconhecemos nossa identidade.

zine_royale_4_2

Buscando começar um intercâmbio cultural, esta edição da revista tem um tema especial. Zine Royale nº4: Edición Latinoamerica, é uma publicação bilíngüe. O número de páginas, que aumenta a cada edição, chega agora a 64, mantendo o formato tradicional, 10cm x 14cm. A revista faz parte do coletivo de publicações independentes Quarto Mundo.

zine_royale_4_3

Nesta edição:

– Além das participações dos quadrinistas brasileiros de costume, Luciano Tasso, Denny Chang e Gazy Andraus, trouxemos a argentina Cammie e o mexicano José Alfaro para darem suas visões sobre essa relação entre os que falam espanhol e os que falam português.

– O entrevistado da vez, e autor da capa, é Eloar Guazzelli, uma das maiores referências quando o assunto é quadrinho na América Latina. A entrevista foi feita pela jornalista Lídia Basoli.

– O jornalista Tiago Souza estréia na revista escrevendo um artigo sobre a produção nos países latinos, apresentando exemplos, e lembrando de brasileiros que já têm publicado quadrinhos por aí.

– As ilustrações que trabalham o tema são de Alexandre Shibao, Jonas Gomes e Zuza Avelino.

Desfrutem desta edição assim como foi enriquecedor pesquisá-la e prepará-la, y ¡ojalá!, olhemos menos para nosso próprio umbigo, – ou para o umbigo errado – e comecemos a perceber a força que temos juntos.

zine_royale_4_4

Zine Royale nº4: Edición Latinoamerica
Revista anual, 10x14cm, 64 páginas, R$ 4,00
Editor: Jozz
Distribuição: Comic shops, pontos de venda atendidos do coletivo Quarto Mundo, ou pelos contatos abaixo.
Contatos: [email protected] | [email protected]
Sítios: www.zineroyale.wordpress.com | www.4mundo.org

LANÇAMENTO:
18/12, sexta-feira, 19h30,
HQMix Livraria, Praça Roosevelt, 142
Centro | São Paulo | SP

Renato LebeauquadrinhosCammie,Denny Chang,Edición Latinoamerica,Eloar Guazzelli,gazy andraus,José Alfaro,Jozz,Lídia Basoli,Luciano Tasso,Quarto Mundo,Tiago Souza,zine RoyaleO continente sul americano conta com 13 países, quase 18 milhões de km², diversidade geográfica imensa, rica variedade étnica e cultural, e uma história geral e política capaz de se tornar o foco de vida e trabalho de vários pesquisadores, professores, e artistas. Mas conhecemos realmente nosso continente? Nos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe