Com o lançamento da revista Zine Royale nº 3 chegando, o blog Impulso Hq conversou com Jozz, um dos responsáveis pela publicação.

Vejam a seguir a sua opinião sobre o mercado editorial através dos zines, o que os fãs podem esperar para as próximas edições.

Lembrando que a revista Zine Royale nº 3 será lançada dia 4 de julho, quinta-feira, à partir das 19:30, na livraria HQ Mix.

Mais informações no blog: www.zineroyale.wordpress.com

Impulso HQ: Zine Royale está no número 3, surpreende os criadores chegarem a essa marca?
Jozz: Na verdade gostaríamos de estar no 7 já, hehe. Mas a mudança de participantes é constante. Fixo mesmo, somos eu e a Potira Cunha.

Então, com a correria da vida fica impossível lançar mais de um por ano. O primeiro foi em 2005. Em 2006, parei tudo pra fazer o Circo de Lucca. Em 2007 veio o ZR2, e agora em 2008, o ZR3.

O bom dessa demora é que a revista fica cada vez melhor. Estou surpreso com essa terceira. Foi feita com calma, bem pensada.

E outra, no sistema independente em que produzimos não faz mesmo sentido ter uma super periodicidade, ainda mais se tratanto do Royale que tem um conteúdo um tanto denso. Demora um pouco pra dar saída.

IHQ: Como vc analisa os grupos de fanzine, na sua opinião seria essa a
alternativa concreta para se estabelecer um mercado de Hq com produção
nacional?

Jozz: Grupos de fanzines sempre existiram. Pergunte ao Gazy Andraus. Fanzineiros nunca andaram sozinhos, nem que fosse um aqui em Sampa e outro em Recife. Todos procuravam se comunicar.

O que aconteceu em 2007 foi a criação do coletivo de quadrinhistas independentes, o Quarto Mundo.

Essa aparição surpreendeu até nós, que fazemos parte do coletivo. Não acreditávamos tanto que tinhamos essa força de distribuir nosso material no Brasil inteiro até começarmos a fazer.

A coisa ainda está engatinhando, mas cheia de vida. Ouviremos falar muito do QM ainda. E o grupo merece essa homagem que o Troféu HQMIX preparou nesse 20º ano do evento.

Como você disse, essa é uma ‘alternativa’. Muitos dizem que a independência é a solução do mercado. Não sei, acho que é uma alternativa. E muito boa. E as editoras estão aprendendo com isso. Todo o mercado vai melhorar.

IHQ:Quais são as novidades que os fãs podem esperar para as proximas edições?

Jozz: Quando fomos fechar a segunda edição quase fizemos colorida, com papel diferente, e tal. Mas conversando com vários leitores percebi não seria necessário. Seria até ruim.

A Royale ganhou essa carinha de revista um tanto complexa, pequena e preto e branco, e quem gosta dela, gosta por isso mesmo. Se eu fizer coisas em formato maior, e com cores, será outra revista.

Então as próximas edições da Royale continuará com essa cara e com essa proposta de refletir o meio em que vivemos e produzimos.

A novidade? É que a cada edição estamos ralando para que a qualidade seja melhor ainda que a edição anterior. O que mais gostei dessa terceira, e que promete para os próximos, é que estamos flertando com a internet.

essa edição 3 você já pode, à partir do lançamento, baixar em nosso blog uma entrevista em Podcast. Podcast é um ‘programa de tv’ que você assiste no computador, ou no Ipod. Entrevistamos o Cadu Simões, o cara que mais entende de quadrinhos pra internet que eu conheço.

IHQ:Como é a reação dos fãs com o processo de criação que é publicado no blog? Eles opinam ou sugerem algo?
Jozz: A idéia era que opinassem e sugerissem. Mas pelo tempo que tivemos e disponibilidade pra atualizar o blog, acabamos postando o nosso próprio processo de criação, mas bem depois de cada material ter sido entregue e editado. Ou seja, as postagens ficaram mais como making of. O que também é legal.
A reação dos leitores me pareceu legal, aproxima todo mundo.

Renato LebeauJozz,zine RoyaleCom o lançamento da revista Zine Royale nº 3 chegando, o blog Impulso Hq conversou com Jozz, um dos responsáveis pela publicação. Vejam a seguir a sua opinião sobre o mercado editorial através dos zines, o que os fãs podem esperar para as próximas edições. Lembrando que a revista Zine Royale...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe