Está no mercado nacional uma compilação de três anos da obra de Kaz, um belo exemplo de quadrinho underground contemporâneo.

Trazido pela editora Zarabatana em português, a obra de Kaz, entrou pra história dos quadrinhos alternativos, para um público adulto.

É mais uma boa opção para quem gosta de quadrinhos e quer rever alguns personagens já esquecidos pela maioria, e ainda é sinônimo de boa diversão.

Abaixo segue algumas informações que achei na net.

Underworld foi criado em 1991, e é uma mistura de personagens clássicos como Krazy Kat, Popeye e Dick Tracy com os desenhos animados de Tex Avery, todos vivendo em um subúrbio imundo em situações decadentes e indecentes.

Junte a isso uma imaginação bizarra, situações absurdas, falta de lógica, e você começa a ter uma idéia do que vem pela frente. Mas o mais legal de tudo é que “Underworld” não pode ser resumida numa fórmula.

O toque em comum é a falta de limites para as situações. A criatividade reina absoluta.

O submundo criado pelo artista é sempre em formato tira, é completamente alucinado, surrealista e transviado, é mordazmente atual e morbidamente político.

Nestas tiras, toda a iconografia e todos os clichês dos quadrinhos são regurgitados, formando um todo que chama a atenção exatamente por ser iconoclasta e ao mesmo tempo usar de maneira extremamente inteligente os recursos dessa linguagem.

O desenho é visceral, com cenários toscos, sujos, sem atrapalhar a leitura, e os personagens não ficam muito atrás das bizarrices de Basil Wolverton ou da seção “desenhos dos leitores” da revista MAD.

Kaz é um mestre. Cada pequeno detalhe, cada risco numa parede, cada formato dos balões, cada pelo na barba de um personagem está ali por uma razão, porque é essencial para o clima da tira. E ainda por cima o texto é muito afiado.

Mesmo que ele use pouco a lógica, ele cria um universo que respira que parece estranhamente verossímil.

Como um daqueles sonhos extremamente bizarros que se você contar parece não fazer sentido.

A edição da Zarabatana está bastante correta, simpática, e tem material suficiente para deixar os fãs bem satisfeitos.

Mais tiras podem ser encontradas no site do autor

Distribuidores Zarabatana Books:

Comix Book Shop – 11 3061.3893
Devir Livraria – 11 3347.5700
Expressão Editorial – 11 3763.7999
Superpedido – 11 3472.1888

UNDERWORLD
Kaz
Editora Zarabatana
Formato 23 x 18 cm
96 páginas
R$ 30,00.

Renato LebeauquadrinhosKaz,Underworld,ZarabatanaEstá no mercado nacional uma compilação de três anos da obra de Kaz, um belo exemplo de quadrinho underground contemporâneo. Trazido pela editora Zarabatana em português, a obra de Kaz, entrou pra história dos quadrinhos alternativos, para um público adulto. É mais uma boa opção para quem gosta de quadrinhos e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe