Eu gostaria de ter colocado esse post antes, mas infelizmente eu só consegui terminar o texto agora.

As fotos estão escuras porque eu sentei muito longe do palco, mas mesmo assim considero que dá para ilustrar o post.

Gostaria de agradecer ao pessoal do grupo Zine na Panela, que tiveram a paciência de me esperar.

Ocorrida na última quarta feira, 23 de julho, a vigésima edição do Troféu HQ Mix, que premiou os melhores profissionais do ramo de histórias em quadrinhos de 2007, aconteceu no Teatro do SESC Pompéia.

público antes de entrar no evento

Como o tema foi os 100 anos da imigração japonesa, estavam presentes os maiores mestres do mangá nacional como Yppe Nakashima, Minami Keizi, Fernando Ykoma, Paulo Fukue e Roberto Fukue.

grandes mestres do mangá nacional

Foi um momento de grande emoção o discurso de Minami Keizi, e logo após veio a cerimônia da quebra do Barril de saquê, culminando com uma apresentação de Taikô.

A festa teve momentos bem humorados com o grupo cômico Parlapatões e também show com as bandas JumboElektro e Cérebro Eletrônico.

apresentação de Taikô

Antes do evento pude ter o prazer de conhecer alguns dos integrantes do grupo 4º Mundo, que receberam o prêmio de Grande Contribuição, e também os responsáveis pelo zine Subversos.

Durante a premiação que é apresentada por Serginho Groisman, eu tive a sorte de sentar ao lado de Spacca, ganhador da categoria Desenhista Nacional.

Pessoal do zine Subversos: Akira Sanoki, Alexandre Manoel e Igor Shin.

Pessoal do 4º Mundo: Wellington (Hq Avenida), André (Hq Avenida), Rui Silveira (Hq Avenida) e Jerônimo Sousa (Hq Hangar).

A platéia estava cheia e durante a noite passou muitos premiados, desde os veteranos do prêmio Angeli, Laerte, Fernando Gonzales, Mauricio de Sousa falando de seus negócios na China que esse ano atingirá um público de 180 milhões de pessoas e apresentando Mônica em formato mangá, além de trazer ao palco dois novos personagens, até as novas promessas como Cadu Simões (Roteirista Revelação) e Jozz (Desenhista Revelação).

Mauricío de Souza e perosnagens no palco

A festa foi longa, segundo o próprio Gual, parecia Woodstock, o evento começou por volta das 19h, e terminou além das 23h30.

Mas com certeza valeu a pena, além dos muitos prêmios, teve a apresentação do curta-metragem Dossiê Rê Bordosa de César Cabral com duração de 16min, produzido em 2007, feito em stop motion, com “depoimentos” de Toninho Mendes, Laerte, Angeli e tantos outros, falando sobre o assassinato de Rê Bordosa.

Entre uma categoria e outra em um telão foi demonstrada parte da história da premiação, e os diversos troféus que já foram idealizados, inclusive a vez que pizzas foram dadas devido a um pequeno imprevisto, os troféus da 6º edição foram acidentalmente quebrados, e a solução foi justamente essa saída.

detalhe do telão aonde era apresentada a história da premiação

E falando de história do premio é claro que não podemos esquecer de citar a dupla JAL e Gual e do apresentador Serginho Groisman, que nos anos 80, no programa TV Mix, criaram esse premio de abrangência nacional, que hoje em dia é chamada de Oscar dos quadrinhos nacionais.

Detalhe da mesa com os troféus e Serginho Groisman apresentando

Quem quiser saber mais sobre o premio poderá hoje a partir das 17h, participar de um bate-papo virtual no UOL, onde estará presente Paulo Ramos, ganhador de Melhor Articulista de Quadrinhos e responsável pelo blog ganhador da categoria Melhor Blog de Quadrinhos, o blog dos quadrinhos.

Não precisa ser assinante do UOL para participar. O acesso é livre.

Renato LebeauSESC Pompéia,Troféu HQ MixEu gostaria de ter colocado esse post antes, mas infelizmente eu só consegui terminar o texto agora. As fotos estão escuras porque eu sentei muito longe do palco, mas mesmo assim considero que dá para ilustrar o post. Gostaria de agradecer ao pessoal do grupo Zine na Panela, que tiveram a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe