Um dos Festivais mais importantes da Europa, e um dos mais importantes do mundo, o Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême (França) anualmente premia publicação em quadrinhos alternativas e em sua 45ª edição a categoria Publicações Alternativas (Prix de la BD Alternative 2018) tem três publicações brasileiras indicadas: Café Espacial #16, Amor em quadrinhos e Maria Magazine #9.

A Café Espacial é um projeto independente de arte e cultura criado em 2007 pelo editor Sergio Chaves e pela jornalista Lídia Basoli. A publicação, referência do gênero cultural no Brasil, já obteve sete premiações nacionais e seu projeto é caracterizado, acima de tudo, pelo pluralismo artístico e pela diversidade de tendências, que repercutem na sinergia editorial da revista de modo singular.

“Acredito que as indicações em Angoulême reforçam o reconhecimento da qualidade das publicações brasileiras, que tem sempre marcado presença ao longo dos anos no festival. Espero que destaques como esses representem um impulso para o surgimento de outras obras e que, principalmente, possam contribuir para a consolidação do nosso atual cenário editorial em um mercado atuante e profissional de verdade. Se considerarmos toda a efervescência de publicações no Brasil, estamos nesse caminho.”, diz Sergio para o Impulso HQ.

Com a proposta de formar novos públicos leitores sobre a cultura brasileira por meio da difusão de linguagens artísticas diversas, tais como histórias em quadrinhos, cinema, literatura, música, dentre outras, essa indicação é um grande incentivo para o projeto. “Acima de tudo, já é um grande conquista estar entre os indicados em um festival de enorme relevância como o de Angoulême. A Café Espacial é fruto de um grande trabalho e dedicação de equipe, e reconhecimentos como esse funcionam como um incentivo para continuarmos a apresentar uma publicação cada vez melhor”, finaliza Sergio.

O projeto Amor em Quadrinhos foi pensado para abraçar o movimento Eu sou do Amor, que tem como essência o estímulo às ações que neutralizem o medo e potencializem os verdadeiros valores humanos. Encabeçado por Milena Azevedo, a publicação traz poemas da jornalista e poeta Glácia Marillac adaptados para a arte sequencial somente com a narrativa visual, ou seja, as imagens narram uma história sem texto.

“Ter uma HQ independente ou um fanzine selecionado em Angoulême é algo mágico, pois se trata de um festival deveras importante na Europa e faz com que seu trabalho ganhe uma projeçãozinha internacional bacana. Imagina pra gente do Amor em Quadrinhos, cuja equipe é composta, em sua maioria, por artistas do Rio Grande do Norte? Mas eu tenho consciência do trabalho que fizemos, e sei que toda a equipe abraçou a mensagem de amor e paz da Glácia Marillac, e a fez ecoar mais longe. E é uma honra participar dessa seleção junto com o Henrique Magalhães e sua Maria Magazine, e com o pessoal da Café Espacial”, revela Milena Azevedo.

Maria Magazine #9 é uma revista paraibana de 36 páginas, lançada em agosto de 2017, pela editora Marca de Fantasia. A revista conta com participação de Henrique Magalhães e inclui uma homenagem a Cristovam Tadeu.

Com o propósito de fazer uma revista humorística, a publicação traz a lembrança de antigas e memoráveis revistas como Patota, Eureka, Grilo, O Bicho e Fradim, ou da mais recente Chiclete com Banana. A proposta é “inspirar os autores no melhor que o gênero já produziu no país e que, infelizmente, sumiu por completo das bancas”, de acordo com Magalhães.

As três publicações brasileiras estão concorrendo entre si e com mais outros 28 títulos independentes de vários países. O vencedor será anunciado na Cerimônia de Prêmios no sábado, 27 de janeiro.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/01/Festival-Internacional-Angoulême.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/01/Festival-Internacional-Angoulême-150x150.jpgMarcos AskanynotíciasquadrinhosAmor em Quadrinhos,Café Espacial,Festival Internacional Angoulême,Festival International de la Bande Dessinée d'Angoulême,Henrique Magalhães,Lídia Basoli,Maria Magazine,Milena Azevedo,rix de la BD Alternative,Sergio ChavesFacebook Twitter Instagram Youtube Um dos Festivais mais importantes da Europa, e um dos mais importantes do mundo, o Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême (França) anualmente premia publicação em quadrinhos alternativas e em sua 45ª edição a categoria Publicações Alternativas (Prix de la BD Alternative 2018) tem três...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe